Ao longo desta semana, 154 alunos atendidos pela instituição participaram de atividades especiais em comemoração ao dia 21 de março
A Minicidade do Trânsito, localizada na Ilha São João, recebeu nesta semana 154 alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Volta Redonda. As visitas celebraram o Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março, com atividades lúdicas sobre segurança no trânsito.
O espaço reproduz o sistema viário urbano, com semáforos, faixas de pedestres, sinalização de solo e placas. Durante a visita, os participantes aprenderam princípios básicos de segurança viária em um passeio guiado por monitores. A ação faz parte das iniciativas da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) para promover um trânsito mais seguro na cidade.
O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, destacou a importância da inclusão social por meio da educação no trânsito.
“O trânsito é algo comum a todos. Por isso, é fundamental que todos tenham conhecimento para reduzir riscos. Temos trabalhado intensamente na educação viária, e durante as visitas à Minicidade, nossos educadores reforçam os cuidados necessários, seja como pedestres, ciclistas ou futuros motoristas. Nosso objetivo é construir um trânsito mais seguro, salvar vidas e, claro, promover inclusão social”, afirmou o Coronel Henrique.
A diretora e coordenadora da Apae-VR, Fernanda Ferreira, agradeceu a oportunidade e ressaltou o valor dessas experiências para os alunos.
“A Apae agradece à Ordem Pública por atividades como essas, que inserem nossos alunos no contexto social. Mesmo com suas limitações, conhecemos o potencial de cada um e ficamos muito felizes com essa oportunidade”, disse Fernanda.
Agendamento de visitas
Escolas, associações de moradores e entidades sociais podem agendar visitas à Minicidade do Trânsito. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde (exceto em dias de chuva). Os interessados devem entrar em contato pelo WhatsApp (24) 99290-7177.
A Minicidade do Trânsito integra o complexo “Cidadão em Construção” na Ilha São João, iniciativa da Semop que também inclui o projeto “Guarda Mirim”.
Foto de divulgação/Semop.