A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck dise ao programa CNN Entrevistas que pode haver novo “Enem dos Concursos”, ou Concurso Público Nacional Unificado (CNPU), em 2025, mas que governo ainda estuda a possibilidade.
“Nossa ideia é de que possa ser replicado…Pensamos me fazer no ano que vem”, afirmou.
De acordo com Dweck, o governo federal ainda não definiu o ritmo do exame, mas a “ideia é de que ele passe a ser o novo modelo de entrada no setor público federal”.
A data da primeira prova do exame neste ano precisou ser adiada por conta da situação de calamidade no estado do Rio Grande do Sul em decorrência das chuvas. O exame está marcado para o dia 18 de agosto.
Ela diz que mais vagas serão autorizadas até o começo do mês de julho. A decisão de ocorrer ou não um novo exame no ano que vem vai depender, segundo a ministra, dos órgãos que tiverem vagas abertas.
“Temos que avaliar se essas novas vagas e áreas contempladas vão querer fazer uma prova unificada. Se quiserem podemos repetir a prova unificada, caso contrário, imaginamos que tenha que ter um intervalo de dois em dois anos porque é um pouco o tempo que dura um curso”, disse.
O “Enem dos concursos”, ou concurso unificado, permite que um candidato concorra a diversas vagas em diferentes órgãos públicos do governo federal, incluindo ministérios.
Compartilhe: