Um motorista de aplicativo foi baleado no pescoço, na madrugada desta segunda-feira (29), na Penha Circular, na Zona Norte do Rio. Carlos Henrique Calixto, de 27 anos, estava trabalhando quando uma bala perdida o acertou. Próximo da região, houve um confronto entre policiais civis e traficantes do Comando Vermelho (CV) da comunidade do Quitungo, em Brás de Pina.
Os agentes realizaram uma ação na região para prender as principais lideranças do Comando Vermelho (CV), que domina as comunidades do Quitungo e Guaporé. De acordo com o apurado, o local foi invadido por traficantes do Complexo da Penha, também do CV, envolvidos em disputas territoriais com criminosos do Complexo de Israel, dominado pelo Terceiro Comando Puro (TCP).
Os agentes identificaram que os líderes do tráfico do Quitungo e Guaporé buscam abrigo na comunidade da Caixa D’água, no Complexo da Penha, para se proteger das investidas do traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, o Peixão, líder do TCP.
Na madrugada desta segunda-feira (29), policiais encontraram quatro carros usados por criminosos do CV e seus seguranças para o deslocamento entre as comunidades. Nos veículos estavam Thiago do Nascimento Mendes, o Belão, chefe do tráfico no Quitungo, e o traficante conhecido como Cantor, considerado o segundo na hierarquia do tráfico na região, além de outros 14 criminosos.
De acordo com a Civil, todos portavam fuzis. Durante uma tentativa de interceptação, houve uma intensa troca de tiros no cruzamento da Rua Guaporé com a Guaíba. Os traficantes conseguiram fugir para dentro da Comunidade da Caixa D’água, no Complexo da Penha, deixando três fuzis, munições e carregadores.