Mudando o foco

A Secretaria de Assistência Social de Volta Redonda está transformando um espaço com grande s i g n i f i c a d o histórico. A antiga creche Girassol, localizada no Santa Rita do Zarur, será reformada e adaptada para atender às demandas sociais locais, passando a funcionar no local um Cras (Centro de Referência de Assistência Social). O novo espaço, que será batizado com o nome de Dona Juracy de Oliveira Moura, uma das fundadoras do bairro, homenageará sua trajetória de luta e dedicação à comunidade.

A secretária de Assistência Social, Rosane Marques, realizou uma visita ao local para acompanhar o andamento das obras. Também participaram da visita o vereador e autor do projeto de lei que nomeia o novo Cras, Vair Duré (filho da homenageada); e o arquiteto do Fundo Comunitário de Volta Redonda (Furban), Gláucio José Marques de Azevedo. De acordo com o cronograma do projeto, a parte de planejamento da obra será concluída neste mês de abril, com a licitação marcada para o mês de maio. A previsão é de que a reforma seja concluída e o novo espaço entregue à comunidade no segundo semestre deste ano, totalmente reformado e adequadamente estruturado para oferecer serviços essenciais à população.

Depois de pronto, o novo Cras contará com uma estrutura moderna, acessível e funcional, projetado para fortalecer vínculos familiares e comunitários, promover acompanhamento das famílias em vulnerabilidade e garantir acesso à assistência social no bairro. Além disso, o novo espaço vai honrar Dona Juracy e manter viva a essência de quem ajudou a construir o bairro. “Estamos criando um equipamento moderno e acessível, mas, acima de tudo, estamos ampliando o acesso à assistência social. O novo Cras não será apenas um espaço físico, mas um ponto de apoio fundamental para as famílias do Santa Rita do Zarur. A ampliação dos serviços da assistência social sempre será uma prioridade, garantindo um atendimento cada vez mais próximo da população”, explicou a secretária Rosane Marques, destacando a importância dessa transformação para o bairro.

A diretora do Departamento de Proteção Básica (DPB) da Smas, Cristiane Alves, ressaltou que a comunidade do Santa Rita do Zarur terá à sua disposição um espaço moderno e funcional, pensado para atender às necessidades locais. “Será um ambiente acolhedor, onde as famílias poderão contar com serviços essenciais de apoio e capacitação, fortalecendo ainda mais os vínculos sociais e promovendo a dignidade para todos os moradores”, concluiu.

O post Mudando o foco apareceu primeiro em Jornal Aqui.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia