O deputado estadual Munir Neto retornou de uma missão internacional na Inglaterra e Portugal, onde representou a Comissão da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa na delegação brasileira, que incluiu ainda a secretária de Estado de Saúde, Cláudia Mello, a presidente da Fundação Leão XIII, Luciana Calaça, a presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Lícia Mattesco, e o chefe de gabinete de Munir na Alerj, Israel Carlos da Silva, entre outros.
A viagem teve duas etapas: a primeira foi na Inglaterra, onde a delegação realizou visitas técnicas em diversas ILPIs (Instituições de Longa permanência para Idosos) e projetos voltados para a Terceira Idade. A segunda etapa, em Portugal, incluiu visitas técnicas a projetos e ILPIs na cidade do Porto, considerada “Cidade Amiga da Pessoa Idosa”, e a participação na 25a Conferência Internacional de Cuidados Integrados para a Pessoa Idosa, realizada em Lisboa.
“Achei o resultado dessa viagem muito positivo. Foram duas etapas para conhecermos os serviços e projetos para a população idosa na Inglaterra e em Portugal, onde ainda participamos de uma conferência internacional, focado bastante da saúde, mas também entrando na área da assistência social”, disse o deputado, que acrescentou: “Muitas coisas que nós vimos, o Brasil vem fazendo – em Volta Redonda e no Estado do Rio, já estamos adiantados – mas têm bons projetos que nós podemos trazer para cá, dentro da nossa realidade”.
Munir afirmou que também apresentou o trabalho de escuta ativa feito no Estado do Rio pela Comissão da Pessoa Idosa da Alerj e em Volta Redonda. “Em Newcastle mostrei o trabalho que é feito aqui em Volta Redonda com os idosos e os resultados positivos, como o aumento da expectativa de vida, a diminuição no uso de remédios, entre outros. Falamos também dos centros de convivência, dos polos de ginástica, e dos dois centros dia para os idosos que Volta Redonda, além do Centro Dia para Idosos com Alzheimer e familiares, que deixou todo mundo maravilhado”, apontou.
Em termos práticos, segundo Munir, o professor Peter Lloyd-Sherlock, da Universidade de Newcastle, estará visitando Volta Redonda. “O Peter se interessou muito pela estrutura que temos em Volta Redonda e vem visitar o município no dia 9 de junho, para conhecer o trabalho e tentar implantar um projeto-piloto do Maior Cuidado na cidade”, relatou Munir.
Uma das coordenadoras da missão internacional, Christine Abdalla, destacou a participação de Munir na comitiva. “Participaram dessa missão internacional delegações de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A participação do deputado foi fundamental, falando das iniciativas da Comissão da Alerj e de Volta Redonda. O Munir participou de tudo, e as pessoas ficaram impressionadas com a experiência dele – que foi secretário de Assistência Social por mais de 15 anos – e fizeram muitas perguntas, muito pertinentes. Ficou muito clara a competência dele e esse trabalho integrado foi muito positivo”, afirmou Christine. Outro resultado da viagem, de acordo com ela, foi a escolha do Rio de Janeiro para sediar em março de 2026 a 26a Conferência Internacional de Cuidados Integrados para a Pessoa Idosa