Foto: Cris Oliveira
Na terça, 18, o prefeito Neto fez um tour com o secretário de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas, Uruan Andrade, pelas futuras instalações do Museu da Ciência e Tecnologia de Volta Redonda. O complexo está sendo construído ao lado do Teatro da Fevre, no Laranjal, e, durante a visita, os dois assistiram a uma projeção experimental no Planetário, que faz parte do museu e já recebeu os equipamentos. Aproveitou e, como de praxe, entregou uma homenagem a Uruan Andrade, que já é pré-candidato a deputado estadual em 2026.
“Entrego essa homenagem em nome de toda a população de Volta Redonda. A sua parceria e a do governador Cláudio Castro são fundamentais para o crescimento do município. Esse espaço será mais um presente que deixaremos como legado para a população, mais uma conquista para Volta Redonda, que vai atender toda a região”, justificou Neto. “Estou emocionado, esse museu é um exemplo de parceria exitosa. O projeto é fantástico e está sendo muito bem executado.
Não há como segurar mais o crescimento de Volta Redonda, o município é referência na cultura, na tecnologia e com esse museu vai atrair pessoas de todo o estado. Tenho certeza que não temos nada parecido no Rio. Em 43 anos como engenheiro, essa é uma das obras mais marcantes que vi”, disse Uruan, sem ficar corado. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré, a parte estrutural da obra civil deve ser concluída em dois meses, e o processo de licitação para compra de equipamentos e mobiliário começa na próxima semana. “Estamos trabalhando para inaugurar o Museu da Ciência e Tecnologia de Volta Redonda no segundo semestre de 2025”, afirmou.
O museu
O Museu da Ciência e Tecnologia de Volta Redonda, construído a partir de um investimento de cerca de R$ 16 milhões em parceria com o Governo de Estado, conta com estrutura de três andares e terá equipamentos ligados à ciência, sendo alguns interativos – caso do Espaço de Educação Infantil. O museu também terá área de exposição permanente e auditório destinado a trabalhar temas ligados às Ciências Exatas, como Matemática e Física, incluindo mais equipamentos interativos; entre eles, alguns relacionados a fenômenos físicos.
Outra área do museu também vai sediar exposições permanentes, além de outras temporárias, incluindo equipamentos que vão promover a interação com temas ligados à Biologia e à Ecologia, como a evolução da espécie humana e biomas. Uma atração que também deve atrair o público será o passeio virtual pelo Zoológico Municipal (Zoo-VR), com uso de óculos especiais.
A área externa do Museu da Ciência e Tecnologia terá o Planetário, que, quando entrar em atividade, terá sessões de exibição com duração de 25 minutos, em que o público poderá conhecer um pouco mais do espaço e do universo, ampliando seus conhecimentos sobre astronomia. A projeção é no esquema full dome, com a exibição alcançando 360 graus de amplitude, graças a uma câmera Olho de Peixe. O planetário poderá receber 62 pessoas por vez, com acessibilidade, e será direcionado para todas as idades. Além do Planetário, também na parte externa do museu, serão instalados equipamentos e materiais informativos ligados à astronomia, e ainda um anfiteatro para a realização de eventos e ações.