Foto: Luiz Vieira
Não é de hoje que o governo Neto vem sendo atacado, sem dó nem piedade, pelos volta-redondenses e, principalmente, pelos seus adversários políticos; alguns, velhos conhecidos de guerra, outros nem tanto, que se intitulam novos na política local. E por que tanta raiva ou insatisfação com quem está no seu quinto mandato à frente do Palácio 17 de Julho? A resposta está ligada às obras que andam infernizando a vida de quem mora em Volta Redonda. No total, segundo levantamento feito pelo aQui, seriam 16 intervenções que ou estão paradas ou andam a passos de cágado.
A Rua 33, sem dúvida, é a pior delas. Para completar, na maior cara de pau, quem deveria protestar contra o caos na via mais importante de Volta Redonda chega ao cúmulo de dizer, como o aQui mostrou na edição passada, que a 33 estava pronta para o Dia das Mães. Estamos falando de Maycon Abrantes, presidente da Aciap-VR, que só faltou soltar fogos de artifício prevendo o faturamento dos lojistas locais. Não deve nem saber que alguns já quebraram ao longo dos três últimos anos, desde que as obras de modernização da 33 começaram, lá atrás, em março de 2021.
O que levou Maycon, ex- vice-prefeito, a pôr lenha na fogueira não é do conhecimento público. Muito pelo contrário. Mas os lojistas não gostaram nada da ‘fake news’. “Só falou inverdades”, disparou um deles, pedindo anonimato. Sorte dos aliados do prefeito é que talvez a Rua 33 fique pronta para o Dia dos Pais. “As obras estruturais entraram na reta final. Vamos começar a executar o serviço da pavimentação definitiva e fazer os ajustes finais no calçamento”, comentou o jornalista Rafael Paiva, titular da Secretaria de Comunicação, ao ser procurado pelo aQui para falar das obras inacabadas do governo Neto. “A próxima etapa (da Rua 33) será promover o cabeamento subterrâneo”, completou. “A concessionária de energia elétrica e as operadoras de telefonia e internet já estão organizando essa parte do serviço, antes de entrarmos no acabamento final”, alertou.
Rafael só não quis fazer alguma previsão de quando a Rua 33 realmente será concluída. Nem se isso poderia ocorrer antes do próximo Dia dos Pais, em agosto. “Estamos trabalhando dia e noite em cima disso. Até aos sábados e domingos”, completou.
Demais obras
Para dar celeridade às obras, que estavam sendo tocadas lentamente, a passos de cágado, o governo Neto, no início da semana, deu posse a Jerônimo Telles como secretário da nova pasta de Obras, que nasceu com o desmembramento da antiga Secretaria de Infraestrutura, comandada por Poliana Moreira, que virou apenas secretária de Serviços Públicos, cargo em que vai poder ficar longe dos holofotes e dos políticos. Jerônimo terá pela frente cerca de 15 grandes obras que estavam paralisadas ou sendo feitas devagar, quase parando.
Veja a situação de cada um deles e a reposta da Secom
Reforma da galeria de Artes Zélia Arbex, na Vila, ao lado do famoso Beco da Gordura e Teatro Gacemss: “A reforma do Espaço das Artes Zélia Arbex, na Vila, está na reta final, com pintura já concluída, faltando reparo de duas pequenas salas e a instalação de um novo ar-condicionado. A previsão é que seja entregue em junho”, detalhou Rafael Paiva.
Construção do Viaduto próximo ao Batalhão do Aço: “A obra de mobilidade urbana, contemplada com recursos do governo estadual, vai bem. Não está parada. O último pilar de concreto que vai sustentar a pista de rodagem dos veículos está sendo colocado. A entrega das vigas metálicas já ocorreu, o material está sendo cortado para instalação no local da obra. O viaduto deve ser entregue pronto até o final de agosto”, adiantou o jornalista.
Retiro dos Atletas: “A construção do Retiro dos Atletas no Jardim Paraíba segue avançando com a parte de alvenaria e com o início do fechamento das paredes dos andares inferiores, o que permitiu a finalização de um apartamento modelo para que todos tenham ideia de como serão as futuras instalações. Além disso, já teve início a colocação das escadas do prédio, erguido com estruturas metálicas e que terá um total de seis andares. Em paralelo, está sendo feita a colocação das formas das lajes, sendo que a estrutura do quarto andar deve ter início em breve, totalizando quase mil metros quadrados.
Com a parte de alvenaria em andamento, será possível trabalhar a parte elétrica, a rede de esgoto e a de prevenção de incêndio. Quanto à estrutura metálica, a previsão é de que os 20% que faltam comecem a ser montados ainda em maio, com auxílio de um guindaste”, informou.
Hospital Veterinário: “As obras do futuro Hospital Veterinário de Volta Redonda, localizado no bairro Rústico, seguem em ritmo acelerado. Segundo a empresa responsável pela empreitada, o projeto passou por uma alteração na construção da entrada do hospital e sala de espera, que estão no final da parte de alvenaria (levantamento das paredes) e logo devem ter a laje concretada. Em breve, o pavimento superior, onde ficará a caixa d’á-gua, receberá a laje técnica – uma estrutura para suporte da caixa. Previsão de fim das obras para junho”, disse Rafael Paiva.
Teatro da Fevre: “A Reforma do Teatro Maestro Franklin de Carvalho Jr, da Fevre, foi concluída em dezembro do ano passado. Não está parada. O espaço, inclusive, passou por uma grande revitalização e adequação. Ganhou novo piso e em seu interior foram realizadas melhorias na estrutura da parte cênica do palco e instalação de revestimento acústico e de cortinas da frente do palco e das entradas do auditório. Também foram feitos reforço na ponte de luz e melhoria na sala de controle de luz, além de pintura geral. A obra contemplou ainda melhorias no sistema de sonorização e em algumas áreas da parte elétrica; no peitoril das muretas; e lixamento do palco, entre outras intervenções”, destacou.
Passarela da Avenida Radial Leste, ligando os bairros Vila Americana e Água Limpa: “Com cerca de 80% dos trabalhos concluídos, a próxima etapa da construção de uma nova passarela junto à Avenida Radial Leste, no bairro Vila Americana, é o orçamento da parte metálica sobre a área da MRS e, posteriormente, colocação das chapas de piso, corrimões e pintura. Previsão de entrega até o final de junho”, garante Paiva.
Alça de acesso ao Viaduto Heitor Leite Franco, no Aterrado: “A obra de mobilidade urbana, contemplada com recursos do governo estadual, está na fase de construção do último pilar de concreto que vai sustentar a pista de rodagem dos veículos. Previsão de entrega até setembro”, disse o titular da Secom.
Novo Hospital São João Batista: “Em relação às obras de ampliação do Hospital São João Batistas, a empresa responsável pelo serviço informa que o Centro de Material e Esterilização, a Unidade de Internação Pós- Cirúrgica e a Unidade de Cuidados Intermediários estão com a estrutura concluída, com as lajes concretadas, e a parte de alvenaria com os acabamentos completos, incluindo as instalações hidráulicas, hidrossanitárias e tubulações elétricas. A fim de garantir a segurança das pessoas e patrimônios, concluiu-se toda a instalação da tubulação de prevenção e combate a incêndios nas áreas concluídas.
Com essa parte da obra já concluída, a previsão é que a montagem e concretagem das lajes da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e do Centro Cirúrgico estejam concluídas até o fim deste mês (maio). Em paralelo, estão sendo realizadas as instalações complementares – no caso, as partes elétricas, hidráulicas e de prevenção e combate a incêndios. Ao final dessa etapa, será iniciada a montagem do telhado”, destaca Rafael.
Reforma do Hospital do Retiro: “O Hospital do Retiro ganhou duas novas alas, com cerca de 60 leitos, obras já entregues. O hospital será ampliado e no momento está sendo feito estudo que possibilite o andamento dos trabalhos e a continuidade
dos atendimentos”, afirmou.
UPA Santo Agostinho: “A reforma e ampliação da UPA do Santo Agostinho está praticamente concluída. A expectativa é que os detalhes finais – caso da instalação do mobiliário – sejam concluídos nas próximas semanas, o que permitirá que a unidade volte a atender ao público ainda neste semestre”, acredita.
? Cais Conforto: “Está sendo executada a parte final das instalações elétricas e montagem da subestação de energia. Na parte de alvenaria, faltam apenas a calçada e a cobertura da escada e rampa. Previsão de entrega em agosto”, crê Rafael.
Reconstrução da Escola Hilton Rocha, na Voldac: “A reconstrução da Escola Municipal Especializada Dr. Hilton Rocha, na Voldac, já tem concluídos 60% da estrutura total do novo prédio. As equipes estão realizando serviços como acabamento de cômodos dos pavimentos utilizando pastilhas cerâmicas nas paredes; montagem do próximo trecho da laje do primeiro pavimento; arremate de janelas do segundo andar, com acabamento e assentamento de pedras de granito; e instalações elétricas do 1o pavimento (incluindo fiação, instalação de quadro geral e disjuntores).
Os trabalhos envolvem ainda finalização do telhado da cobertura do auditório, sendo que 100% da estrutura metálica do telhado já está finalizada; e conclusão da escavação/execução das últimas sapatas do prédio principal da escola, no trecho que compreende a fachada do prédio”, detalhou.