Neto manda intervir em mais cinco linhas da Viação Pinheiral

Coincidência ou não, o acidente entre dois ônibus da Viação AgulhasbNegras em Barra Mansa, na quarta-feira, 12, que envolveu até uma van escolar, ferindo cerca de 40 pessoas, fez com que o governo Neto determinasse a intervenção em mais cinco linhas municipais da Viação Pinheiral (que é o do mesmo grupo empresarial). Todas elas serão absorvidas pela Viação Elite. “Fizemos uma reunião e demos aval à decisão do Paulo Barenco (secretário de Transporte e Mobilidade Urbana), por conta da situação delicada em que a Pinheiral vem operando. Vamos retomar as linhas que pertencem ao Poder Público. Também estivemos com o pessoal da Elite, que está com 10 ônibus novos, e vamos substituir. Isso vai permitir uma reorganização do sistema para melhorar o atendimento à população”, justificou Neto.

As linhas 400 (Vila Brasília), 405 (Coqueiros) e 455 (Fazendinha) passarão a ser operadas pela Elite a partir do próximo dia 22. As linhas 515 (Fundação Beatriz Gama) e 545 (Siderlândia) mudarão de operadora a partir do dia 1º de março. Antes disso, a prefeitura já havia feito intervenção nas linhas 415 (Belo Horizonte-Conforto) e 450/450A (Circular Nova Esperança-Jardim Amália). Com isso, a Viação Pinheiral deixa de operar todas as linhas que havia adquirido da extinta Viação Sul Fluminense. Em nota aos jornais, Paulo Barenco explicou que as mudanças só ocorrerão a partir do dia 22 para que a Elite tenha tempo para organizar a operação das linhas que passarão a ser administradas por ela. “A Viação Pinheiral segue, no entanto, administrando as linhas do chamado ‘tronco original’, que são aquelas em que a operadora obteve a concessão por via judicial. Porém, a Pinheiral tem agora mais 13 carros para reforçar sua operação nessas linhas”, explicou Barenco.

No total, a Viação Elite, que adquiriu recentemente 10 novos veículos, vai poder utilizar 13 novos veículos para regularizar o serviço nas linhas que passarão por intervenção, com a contratação de mais 32 pessoas. “O Poder Público torce para que as linhas que estão ficando com a Pinheiral melhorem, eles vão ter mais 13 carros para reforçar essas linhas. Torcemos para que tudo se resolva logo, pois a população tem reclamado muito, mas estamos trabalhando dentro do que compete ao Município para que o transporte público melhore mais, e logo”, acrescentou Neto, lembrando que, por força de uma decisão judicial, não é possível fazer uma licitação global da operação do transporte público em Volta Redonda.

Linhas intermunicipais

Na nota acerca da intervenção, Neto também anunciou que se reuniu com o deputado estadual Munir Neto para promover ações que possam melhorar as linhas intermunicipais, através de ações da Alerj. Munir, por sua vez, ressaltou que está em contato com os prefeitos da região, que são afetados pelo transporte intermunicipal, para que uma ação coordenada saia do papel o mais rápido possível. “Estamos em contato constante com a população, com o Detro (Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro) e com os prefeitos. O Neto tomou uma decisão acertada, tem nosso apoio, mas temos de levar essa intervenção às linhas intermunicipais onde for necessário”, pontuou o deputado

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia