Novos Horizontes: jovem de Volta Redonda conquista espaço no mercado de trabalho através de projeto da prefeitura

Maria Gabriela encontrou, por meio da Assistência Social, a oportunidade que precisava para iniciar sua carreira e inspira outros jovens a buscarem oportunidade de emprego

Maria Gabriela Franco, de 19 anos, moradora do bairro Cidade Nova, em Volta Redonda, é um exemplo inspirador de como o Projeto Novos Horizontes, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), da Prefeitura de Volta Redonda, pode transformar vidas e abrir portas para o mercado de trabalho. Sempre presente nas atividades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Maria Gabriela encontrou no projeto a oportunidade que tanto buscava para dar o primeiro passo na carreira profissional.

A jovem conta que conheceu o projeto por meio de campanha do Cras e participou do Novos Horizontes no início de 2024, fazendo, por três meses, atividades sobre integração, comportamento no trabalho. “Deram muitas dicas sobre como se portar na entrevista. Foi muito bem informativo”, disse.

O Projeto Novos Horizontes, realizado em parceria com o Governo Federal e o programa Acessuas Trabalho (Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho), oferece oficinas de capacitação para jovens e adultos entre 14 e 64 anos, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Com temas como comportamento em entrevistas, autoestima, trabalho em equipe, elaboração de currículos e orientação para programas como Jovem Aprendiz, o projeto visa preparar seus participantes para se destacar no mercado de trabalho.

E essa preparação deu resultado para Maria Gabriela, que atualmente é contratada pela CDL-VR (Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda), e trabalha desde janeiro deste ano como jovem aprendiz no Vírgula Hub de Inovação VR, no Shopping Park Sul, no bairro São Geraldo, participando de atividades na área administrativa.

Para Maria Gabriela, que atualmente cursa Publicidade no UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), essa conquista foi graças ao Novos Horizontes, que ela define como um marco crucial em sua trajetória profissional. A jovem afirma que o projeto foi o ponto de partida e forneceu as ferramentas necessárias para agarrar a oportunidade profissional.

“Eu participei de alguns trabalhos voluntários na igreja onde eu frequento, e fiquei um mês de experiência em outro local como jovem aprendiz. Esse é o meu primeiro emprego mais estável. Depois dos Novos Horizontes, eu senti mais segurança para iniciar a minha jornada no mundo de trabalho. Desde a primeira entrevista eu percebi que meu conhecimento estava pronto, o que faltava era a chance de vivenciar essa experiência. Uma oportunidade de melhorar e evoluir. E é ótimo que tenha programas que ajudam os jovens a compreenderem melhor e se inserirem no mundo do trabalho, que é tão necessário.”, compartilha a jovem com entusiasmo.

O coordenador do Programa de Inclusão Produtiva, Rafael Malachine, ressalta que o objetivo do Novos Horizontes é fortalecer a autonomia econômica dos participantes e ampliar suas chances de inserção no mercado de trabalho formal, garantindo uma perspectiva de sustentabilidade e empoderamento.

“Maria Gabriela é a prova viva de que as oportunidades surgem para aqueles dispostos a aprenderem e se transformarem. Ela simboliza o impacto que o projeto tem na vida de seus participantes, abrindo portas para um futuro mais próspero e promissor”, destaca o coordenador.

A secretária municipal de Assistência Social, Rosane Marques, ressalta a importância do projeto na vida dos participantes.

“Nos preocupamos com todas as faixas etárias, mas temos um olhar especial para os jovens. O objetivo é abrir portas para o primeiro emprego e proporcionar alternativas que permitam aos participantes se qualificarem e acessarem o mercado de trabalho de maneira eficaz. O Novos Horizontes não apenas prepara os jovens para as oportunidades, mas também oferece uma nova perspectiva sobre o futuro deles, ajudando-os a enfrentar entrevistas e concursos com mais confiança e preparo”, explica a secretária.

A história de gratidão da Maria Gabriela faz parte da série de reportagens “Gratidão Não Prescreve”, da Prefeitura de Volta Redonda, que conta relatos de pessoas que tiveram a vida transformada positivamente e são gratas pelo atendimento recebido durante o acesso a algum serviço ofertado pelo governo municipal.

Projeto combina teoria e prática

O Novos Horizontes oferece oficinas com o objetivo de orientar os participantes sobre o mundo do trabalho. Por meio de espaços de reflexão, conscientização e discussão sobre temas essenciais para quem busca entrar ou se reestabelecer no mercado de trabalho, o projeto proporciona uma combinação de atividades teóricas e práticas.

Os participantes aprendem a desenvolver habilidades essenciais, como a elaboração de currículos, postura profissional e a construção de uma nova visão sobre suas trajetórias profissionais, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho de forma mais qualificada e confiante.

Além das aulas teóricas, o programa oferece aos participantes a oportunidade de realizar visitas a empresas, faculdades e secretarias municipais, ampliando suas visões sobre as diversas oportunidades de carreira. As oficinas já impactaram positivamente a vida de dezenas de jovens e adultos em Volta Redonda, sendo possível graças às parcerias estratégicas com a iniciativa privada, órgãos municipais e outras instituições.

Foto de Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR.

Pin It

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia