Amanhã, sábado, 10 de agosto, o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos lança um olhar sobre a população em situação de rua no evento cultural gratuito ‘Pelas ruas de São João Marcos’. No espaço educativo e cultural da Light, em Rio Claro, o encontro, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Volta Redonda, é uma oportunidade de refletir com sensibilidade sobre inclusão. A intenção também é oferecer ferramentas práticas que busquem promover a reintegração social e econômica por meio de ações educativas e culturais em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, 19 de agosto.
A partir das 10h, o público é esperado para participar de atividades criativas com foco no empreendedorismo. As oficinas serão ministradas pela equipe educativa do Parque, com o objetivo de proporcionar instrumentos para que os participantes possam gerar sua própria renda. Todo o material utilizado será doado como incentivo para a continuidade da prática das técnicas aprendidas. Assim, cada participante sairá da oficina com peças prontas para a venda, criando um ciclo autossustentável no qual os ganhos podem ser reinvestidos na compra de mais insumos para novas produções.
Oficina de cadernos artesanais com Rodrigo Pajeú
Os participantes aprenderão a criar cadernos artesanais utilizando materiais de baixo custo. Serão ensinadas técnicas de costura manual em cadernos, permitindo que o visitante esteja apto a criar novas peças para venda.
Oficina de crochê com fio de malha com Thays Santos
Introdução às técnicas básicas do crochê. Serão ensinados os pontos fundamentais do crochê e como utilizá-los para criar chaveiros com fio de malha. Ao final da oficina, os participantes terão adquirido uma nova habilidade manual e estarão preparados para produzir chaveiros para venda.
Oficina de estêncil com Mariane Alves
Os interessados aprenderão técnicas básicas para criação do estêncil que possibilita estampar em diversos materiais. Ao final da oficina, os participantes terão como resultado quadrinhos estampados em MDF que poderão ser reproduzidos de forma sustentável para vendas.
E mais: performance artística, intervenção fotográfica ‘Criando memórias’, exposição Cenas da Memória, visita guiada pelas ruínas às 10h30, além de troca-troca da moeda social do Parque, o Marco Real. O visitante que levar 15 (quantidade mínima) ou 30 garrafas PET de qualquer tamanho receberá em troca 5 Marcos Reais ou 10 Marcos Reais, respectivamente, para gastar no Quiosque São João Marcos.
O evento está em sinergia com alguns Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: ODS 1: Erradicação da Pobreza, ODS 4: Educação de Qualidade, ODS 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico, ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis, ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis e ODS 17: Parcerias e Meios de Implementação.
Sobre o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos
Inaugurado em 2011, o Parque é um espaço educativo e cultural da Light em Rio Claro (RJ) mantido com o patrocínio da empresa, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e conta com recursos do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O Instituto Cultural Cidade Viva é o parceiro na gestão-executiva do projeto.