Cerca de 8 toneladas de produtos com indícios de falsificação e sem nota fiscal foram apreendidos na quinta-feira (11) por equipes da Operação Foco Divisas, no Posto de Controle Fiscal de Nhangapi, em Itatiaia. O material foi encontrado em um caminhão que vinha de São Paulo para o Rio de Janeiro.
O veículo foi abordado durante fiscalização de rotina. Ao passar por uma das cabines, os agentes notaram que as notas apresentadas pelo motorista apresentavam diferença no peso da mercadoria transportada.
Indagado, o motorista apresentou nervosismo e não soube responder quais eram as mercadorias transportadas. Após buscas, foram encontrados produtos de vestuário, como bonés, calças, camisas, tênis e camisas de times de futebol, todos de marcas famosas, além de material eletrônico e câmeras de segurança.
A ocorrência foi encaminhada para a delegacia de polícia de Itatiaia. O motorista prestou depoimento e foi liberado.
A prática de vender ou distribuir produtos sem a expressa autorização dos proprietários de uma marca, ou produto é considerada crime de pirataria. A pirataria é considerada crime contra o direito autoral, a pena para este delito pode chegar a quatro anos de reclusão e multa.