• Home
  • Polícia
  • Ordem Pública apreende mais um carro e uma moto sob suspeita de clonagem em VR – Informa Cidade

Ordem Pública apreende mais um carro e uma moto sob suspeita de clonagem em VR – Informa Cidade

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) apreendeu no fim de semana, em Volta Redonda, mais um carro e uma moto suspeitos de adulteração. Uma força-tarefa vem recorrendo às câmeras de leitura de placas veiculares devido a reclamações de proprietários de veículos e do cruzamento de dados com sistemas de segurança de outras cidades.

O primeiro veículo foi localizado no fim da manhã de sábado (19), quando agentes do Sistema Integrado de Segurança Pública foram avisados de que um HB20 prata que passava pela Rua 16, na Vila Santa Cecília, poderia ser um clone. Durante a abordagem foi constatado que o número do motor não condiz com o do chassi. O motorista foi conduzido à delegacia da Polícia Civil, onde o caso foi registrado. O veículo ficou apreendido para perícia técnica.

À noite, agentes em patrulhamento também foram avisados que uma motocicleta em trânsito pelo bairro Santo Agostinho também pode ter sido clonada. A abordagem foi feita e o veículo também foi apreendido e levado delegacia para a realização de uma perícia técnica.

O secretário municipal de Ordem Pública, Luiz Henrique Monteiro Barbosa, explicou que já são mais de 150 veículos incluídos no sistema de monitoramento da Semop e que o objetivo é responsabilizar criminalmente os responsáveis, além de também proteger quem está com o veículo em situação regular.

“Temos recebido reclamações de condutores que estão recebendo multas em locais onde alegam que nunca estiveram. Queremos responsabilizar o criminoso, mas também proteger as vítimas, que podem sofrer consequências como multas ou responder por um crime que não cometeram”, disse o coronel Henrique.

O secretário valorizou também o investimento realizado pelo Poder Público Municipal em tecnologia e em softwares de ponta, que vêm auxiliando na identificação de veículos clonados.

“Se não fosse pela tecnologia empregada, dificilmente esses casos seriam descobertos. Criamos uma lista com veículos sob suspeita de clonagem. Isso gera uma integração, possibilitando flagrar veículos com a mesma placa circulando no mesmo dia em duas cidades, em um curto espaço de tempo”, acrescentou, reforçando a importância de se verificar a procedência dos veículos junto aos órgãos de trânsito antes de efetuar a compra.

“Em caso de clones, o comprador acaba perdendo o veículo, fica com o prejuízo e ainda corre o risco de responsabilização penal. Por isso, deve-se checar a procedência do veículo junto aos órgãos competentes antes de fechar qualquer negócio”, alertou. (Fotos: Divulgação / Semop)



Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Quatro homens são presos por furtarem oito toneladas de cabos

Quatro homens foram presos em flagrante por policiais militares, nesta sexta-feira (15), enquanto furtavam cabos…

Ordem Pública incorpora mais câmeras particulares e amplia o monitoramento de Volta Redonda – Informa Cidade

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) incorporou mais câmeras particulares ao sistema de monitoramento…

Homem armado é preso em Barra Mansa

Destaque 1 Homem armado é preso em Barra Mansa A Polícia Militar prendeu um homem…