A Copa América 2024 começa no próximo dia 20 de junho, com 16 seleções em busca do título continental. O torneio, disputado há mais de 100 anos, reuniu ao longo de suas edições alguns dos grandes artilheiros do futebol latino-americano.
No topo da lista de maiores goleadores da história da competição estão dois jogadores: Norberto Méndez, da Argentina, e Zizinho, do Brasil, empatados na artilharia da Copa América com 17 gols.
Méndez foi tricampeão do torneio entre 1945 e 1947 com a Albiceleste. Esse é, até hoje, o único tricampeonato consecutivo de uma seleção na competição.
Ídolo de Flamengo, Bangu e São Paulo, Zizinho marcou nas seis edições da Copa América que disputou. Em 1949, o meia conquistou o título com a Seleção Brasileira.
Dos jogadores que ainda estão em atividade, Eduardo Vargas, bicampeão com o Chile em 2015 e 2016, e Paolo Guerrero, do Peru, são os que têm mais gols no certame, com 14. A dupla está em quinto lugar na artilharia histórica, atrás de Teodoro Fernández (Peru) e Severino Varela (Uruguai).
Os maiores artilheiros da história da Copa América
- 1º) Norberto Méndez (Argentina) e Zizinho (Brasil) – 17 gols
- 3º) Teodoro Fernández (Peru) e Severino Varela (Uruguai) – 15 gols
- 5º) Eduardo Vargas (Chile) e Paolo Guerrero (Peru) – 14 gols
- 7º) Lionel Messi (Argentina), Gabriel Batistuta (Argentina), José Manuel Moreno (Argentina), Ademir de Menezes (Brasil), Jair da Rosa Pinto (Brasil) e Héctor Scarone – 13 gols
- 13º) Roberto Porta (Uruguai) e Ángel Romano (Uruguai) – 12 gols
- 15º) Herminio Masantonio (Argentina), Óscar Gómez Sánchez (Peru) e Víctor Agustín Ugarte (Bolívia) – 11 gols
Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas
Compartilhe: