A colisão de um ônibus em uma ambulância, na manhã desta quarta-feira (9), em Três Rios, resultou na morte do paciente que estava sendo transportado. A ambulância é da prefeitura da cidade vizinha de Levy Gasparian, que emitiu nota a respeito do ocorrido (veja no final do texto).
A batida ocorreu no cruzamento da Rua Nelson Viana com a Rua Benjamin Constant, no bairro Portão Vermelho. No local há um semáforo, que foi derrubado ao ser atingido pela ambulância. A prefeitura de Levy Gasparian ressaltou na nota que a ambulância estava com a sirene ligada e que o ônibus avançou o sinal vermelho, conforme imagens registraram.
O paciente Luiz Cláudio Thomaz Batista, que não teve a idade informada, morreu no Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição, em razão de uma parada cardíaca. Na nota, a prefeitura de Levy Gasparian ressalta que ele se encontrava em estado grave e não relaciona a morte diretamente em consequência do acidente.
Cinco pessoas ficaram feridas. Duas foram levadas ao Hospital de Clínicas e três para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento). A filha do paciente, que estava como sua acompanhante, sofreu fraturas na costela e lesão na cabeça. Ela permanecia internada no momento desta publicação. Os demais feridos não soifreram ferimentos graves, de acordo com a Secretaria de Saúde de Três Rios.
A nota da prefeitura de Levy Gasparian:
“A Prefeitura Municipal de Comendador Levy Gasparian, informa que tomou ciência da colisão entre o coletivo da Transa e a ambulância do SAMU do município, que realizava a transferência de um paciente para a UPA, na cidade de Três Rios, na manhã desta quarta-feira (9).
Ao que tudo indica não houve imprudência por parte do condutor da ambulância, uma vez que, conforme previsto pelo Artigo 29 do Código Brasileiro de Trânsito, os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade no trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada quando em serviço de urgência.
Além disso, é possível notar, em vídeos captados por câmeras de segurança circulados na internet, que o motorista da ambulância efetua por diversas vezes alerta sonoro para realizar a ultrapassagem e que o ônibus da Transa realiza a ultrapassagem do sinal vermelho, o que acabou ocasionando o acidente.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Levy Gasparian, as vítimas envolvidas no acidente não tiveram ferimentos graves, entretanto, o paciente que estava sendo transferido pelo SAMU já estava em estado grave e infelizmente veio a óbito após realizar atendimento no Hospital Nossa Senhora da Conceição.
A Prefeitura lamenta a fatalidade e está prestando apoio necessário aos familiares”.