Ela simplesmente desistiu
Por Mateus Gusmão
A pré-candidatura de Mauro Campos Pereira, o Maurinho, a prefeito de Volta Redonda anda aos trancos e barrancos. O primeiro tranco foi quando ele perdeu o comando do PL (Partido Liberal) para o grupo do atual prefeito, Antônio Francisco Neto. A legenda, que já tinha até uma casa de campanha luxuosa no Aterrado, foi parar nas mãos do engenheiro Sebastião Faria, pré-candidato na chapa de Neto. A saída para Maurinho, na época, foi procurar abrigo no partido Novo.
Mas, agora, um novo tranco acaba de ser descoberto, com exclusividade ,pelo aQui. Maurinho, que é dono do cemitério Portal da Saudade, sofreu uma nova derrota importante na sua caminhada rumo ao Palácio 17 de Julho: a pastora Raquel Costa simplesmente desistiu de sair como candidata a vice-prefeita na chapa do empresário..
O nome de Raquel, como todos se lembram, foi anunciado depois de um longo e tenebroso inverno, recheado de insinuações por parte do empresário contra o grupo do prefeito Neto. O anúncio oficial foi feito no dia 23 de maio, há exatos 15 dias, em um pomposo evento do Novo na sua casa, no Aterrado. Ela seria pré-candidata a vereadora e teria sido convencida por Maurinho a trocar o desafio e sair como vice. “Quando conheci a Raquel, me encantei por sua trajetória, uma mulher evangélica, que cuida das pessoas. Acredito que ela ajude a complementar a chapa”, destacou Mauro, todo sorridente, na época. Maurinho não esperava que, em duas semanas apenas, Raquel desistiria de concorrer às eleições. Detalhe: já teria até comunicado à direção da igreja Projeto Vida, da qual faz parte, que não irá mais disputar as eleições municipais. Nem como vice, nem como vereadora. “Ela conversou com as lideranças da igreja e comunicou que prefere continuar com suas funções na igreja. Na Projeto Vida, ela, como pastora, é responsável pela evangelização de mais de três mil jovens. Ela tem uma grande missão e decidiu permanecer tocando seus projetos”, detalhou uma fonte do aQui, pedindo anonimato.
Na coletiva em que Raquel foi anunciada como vice, o aQui chegou a questioná-la se teria o aval da cúpula da Projeto Vida para sair como vice de Maurinho, que não é evangélico. Ela respondeu que não e disse que a empreitada era uma decisão pessoal. Segundo a fonte, isso não agradou ao apóstolo Joel Pereira e ao bispo Laydson Cruz, aliados de Neto. “Não é de interesse da igreja ter candidatura ao Executivo. Ela não conversou com ninguém da Projeto Vida sobre isso. Em conversas com os líderes da igreja, ela percebeu que seria melhor continuar cuidando dos jovens da Projeto Vida do que se aventurar na política”, contou a fonte.
A pastora Raquel Costa, inclusive, já apagou das suas redes sociais qualquer registro sobre o partido Novo ou o projeto de ser vice de Maurinho. Tem mais. Comunicou sua decisão à igreja e viajou para a Europa. Já Mauro Campos segue com registros do anúncio da pastora como sua candidata a vice nas redes sociais. Já tá na hora de deletar as postagens..
Procurado pelo aQui, Mauro Campos confirmou a informação de que Raquel Costa desistiu de ser candidata a vice-prefeita. Segundo ele, a justificativa dada por ela é de que a filha estaria passando por um problema de saúde. E, com isso, ela não conseguiria se dedicar à campanha da forma que achava que deveria. “Essa foi a forma que ela colocou para nós. Mas mesmo conhecendo muito pouco os dois (Raquel e o marido), tenho que acreditar; tanto acredito que a convidei para ser nossa vice”, comentou.
Mas Mauro destacou que também ouviu boatos de que a decisão pudesse ter sido influenciada pela cúpula da Projeto Vida. “Essa questão da igreja, se houve isso, acho realmente estranho uma entidade interferir dessa forma, afinal, cada um tem que saber o que faz. E ela (Raquel) me demonstrou vontade real de participar conosco. Eu também já tive outras informações, de que poderia ser cooptação, como aconteceu no caso do PL, que houve negociação e tal. Mas de forma nenhum eu acreditei nisso e prefiro não acreditar. Até porque seria uma decepção muito grande. E ninguém tem comprovação disso”, completou. Mauro disse que o Novo já está preparando um novo candidato a vice, que seria um advogado, também evangélico. “Podem vir as pedras que vierem, as armadilhas que vierem, os negócios que vierem, nós vamos chegar lá”, completou, otimista.