• Home
  • Política
  • Pessoas com distúrbio neuropsiquiátrico terão cartão de identificação

Pessoas com distúrbio neuropsiquiátrico terão cartão de identificação

Pessoas com distúrbio neuropsiquiátrico terão cartão de identificação. A determinação é da Lei 10.420/24, de autoria do deputado Vinicius Cozzolino (União), que foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial da última quarta-feira (dia 12).

“Indivíduos com condições neuropsiquiátricas, como a Síndrome de Tourette e o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), enfrentam desafios significativos que vão desde limitações físicas até o enfrentamento do preconceito e da falta de compreensão por parte da sociedade. Este cartão proporcionará maior segurança em situações de emergência e oferecerá uma oportunidade de informação para aqueles que desconhecem esses distúrbios”, explica Cozzolino.

A medida complementa a Lei 8.574/19, que já criou o cartão da pessoa com deficiência, mas não abrangia as pessoas com distúrbio neuropsiquiátrico. O documento deve ser emitido pelo Departamento de Trânsito do Estado do Rio (Detran/RJ), mediante apresentação de laudo médico que ateste a condição do assistido, carteira de identidade, CPF/MF (cadastro de pessoas físicas) e comprovante de residência. O cartão deve ser emitido gratuitamente e sem prejuízo de qualquer outra forma documental de comprovação que porventura a pessoa já tenha.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Motoboy é torturado por criminosos após fazer entrega

Um motoboy foi capturado por criminosos enquanto passava pela Rua Barão de Melgaço, em Cordovil, na…

Motorista fica ferido após carro tombar no Centro de Barra Mansa

Destaque 1 Motorista fica ferido após carro tombar no Centro de Barra Mansa Um motorista…

Gerson tranquiliza após derrota do Flamengo para Peñarol: “Não tem nada perdido”

Após a derrota do Flamengo para o Peñarol por 1 a 0 pelas quartas de…