Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra um policial militar do programa Segurança Presente agredindo com um tapa e um chute um motociclista em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio. Segundo a Secretaria de Governo, o caso ocorreu na tarde desta quarta-feira (16), e o homem é um condenado na Justiça, com diversas passagens por roubo.
O vídeo começa com um dos dois PMs à frente da ação puxando o motociclista, que está deitado sobre uma moto caída no chão, pelas roupas. Quando o homem fica de pé, ainda de capacete, o agente o golpeia com um tapa na cabeça – o acessório cai logo em seguida – e um chute na altura das costelas.
Em seguida, o outro policial, que chega a pedir que o colega pare com as agressões, segura uma arma, faz o motociclista se deitar na rua e o revista.
Já o agente que havia cometido as agressões caminha em direção à pessoa que está gravando as imagens e questiona “está filmando o quê?”. O vídeo acaba neste momento.
Ainda de acordo com a Segov, o motociclista, que não teve a identidade revelada, além das passagens por roubo, trafegava na contramão, sem portar CNH. Ao passarem por ele e notarem a irregularidade, na localidade conhecida como Camarão, os policiais deram ordem de parada, mas não foram atendidos, o que gerou uma perseguição de aproximadamente quatro quilômetros.
Após ser alcançado no bairro Boa Vista, relata a Segov, o homem ofereceu resistência, e “os agentes precisaram utilizar a força para contê-lo”.
Os policiais, que também não tiveram a identidade divulgada, foram encaminhados à Corregedoria da Polícia Militar para apuração sobre a conduta adotada na ação.
Procurada, a PM respondeu afirmando que o questionamento deveria ser encaminhado à Segov, responsável pelo Programa Segurança Presente.