20/05/2025 08:07

Prefeitura e CSN promovem ‘Encontro Delas – Vozes Femininas’

A prefeitura de Volta Redonda, em parceria com a CSN, promoveu o “Encontro Delas – Vozes Femininas”, em homenagem ao Mês da Mulher. O evento reuniu cerca de 500 pessoas no auditório do UGB e entre os temas debatidos destaque para os de segurança, política, carreira e saúde.

A parte exclusiva para servidoras do Palácio 17 de Julho contou com a participação da gerente-geral do setor de Gente e Gestão da CSN, Ana Paula Gonçalves; da delegada da Deam, Juliana Montes; da vereadora Carla Duarte; e da médica Juliana Monteiro, responsável técnica da Policlínica da Mulher de Volta Redonda.

À noite, o encontro foi aberto à comunidade e todas puderam acompanhar a roda de conversa com a gerente da CSN, a delegada da Deam e a vereadora, em torno do espetáculo “Marias”, do coletivo homônimo, que faz parte do projeto “Garoto Cidadão”, da Fundação CSN.

De acordo com a coordenadora do projeto, Sabine Barbosa, a montagem “Marias: Identidade, Ancestralidade e Brasilidade” foi criada especialmente para o Mês da Mulher. “O musical celebra a força e a resistência feminina, ressaltando a importância do protagonismo das mulheres, além de fazer uma homenagem às raízes culturais afro-brasileiras”, disse.

A programação abordou temas fundamentais, como o mercado de trabalho, conduzido pela gerente-geral do setor de Gente e Gestão da CSN, Ana Paula Gonçalves. Com interação do público, ela falou sobre as conquistas femininas, o poder que as mulheres têm em mãos, os desafios que ainda enfrentam e a importância de ocupar espaços. Já a titular da Deam, Juliana Montes, abordou os direitos da mulher e os serviços disponíveis para garantir maior segurança na sociedade.

A vereadora Carla Duarte afirmou que o evento dialogou diretamente com sua história, motivo pelo qual se emocionou. “Foi uma troca de experiências entre mulheres em diferentes momentos de vida, fortalecendo umas às outras nesse processo. Além disso, houve a integração de diferentes setores econômicos e do poder público. O prefeito Neto tem uma visão empoderadora sobre a participação da mulher, nos incentivando a ocupar esses espaços, e isso se refletiu no evento, desde a apresentação cultural até os relatos das convidadas”, disse. “Tudo isso me motivou ainda mais a buscar soluções no Legislativo para que as mulheres de Volta Redonda tenham mais oportunidades e, consequentemente, sejam ainda mais livres”, acrescentou.

Source link