Uma quadrilha especializada em estelionato contra idosos foi presa nesta quinta-feira (4) em Piraí. A operação, realizada pela Polícia Civil, teve início após o setor de segurança do Banco Itaú informar que uma idosa estava sendo vítima de um possível golpe dentro da agência da cidade.
Desta maneira, os agentes foram até agência, de forma discreta, para investigar o caso. No local, uma policial entrou na agência enquanto outros agentes ficaram do lado de fora. A idosa, muito nervosa, relatou à policial que um casal, que forneceu as características, estava esperando do lado de fora para que ela desbloqueasse seu cartão.
O casal a levou ao banco para desbloquear. Porém, na verdade, eles utilizaram um cartão para realizar um empréstimo – o que não foi autorizado. A renda da vítima é de apenas um salário mínimo. A vítima informou as características físicas do casal e os policiais o localizaram, sendo reconhecido pela idosa. Todos foram levados para a delegacia da cidade.
Durante os depoimentos, foi informado que a quadrilha contava com mais quatro mulheres. Com elas, foram encontrados papéis com anotações e contratos evidenciando outras ações fraudulentas.
A quadrilha atuava enganando idosos com a venda de produtos de péssima qualidade, alegando propriedades medicinais, e fazendo-os assinar contratos de empréstimo. Eles se apresentavam com camisas polo azuis, com o logotipo fictício de uma empresa inexistente e não emitindo qualquer documento oficial.
Os envolvidos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.