Quatro dicas para PMEs trabalharem com influenciadores

A relação entre reputação e influência tem cada vez mais destaque no mundo das marcas.

Parte da estratégia de comunicação e vendas de muitas empresas, o marketing de influência baseado em ações em parceria com pessoas influentes para a promoção de produtos e serviços tem ganhado popularidade, apoiado no impacto que certas personalidades têm sobre hábitos de compra da população.

De acordo com uma pesquisa da agência Rakuten, mais de 80% dos consumidores brasileiros confiam em influenciadores e em suas recomendações de produtos.

Diante disso, saber associar a imagem de uma empresa, especialmente as de pequeno porte, pode ter enormes benefícios, auxiliando no crescimento do negócio e na construção da imagem de uma marca junto ao público.

“Para as PMEs, isso significa se destacar em um mercado competitivo sem depender exclusivamente de grandes investimentos. A estratégia democratiza oportunidades, permitindo que empresas de todos os tamanhos cresçam e se reinventem”,  avalia Maria Nabozni, especialista em marketing de influência, CEO e idealizadora do projeto Mundo Mapping, uma plataforma que conecta pequenas e médias empresas a influenciadores de todo o Brasil.

“Os benefícios incluem ampliação do alcance, fortalecimento da credibilidade e criação de conexões reais com o público”.

Um importante indicativo de que uma pequena ou média empresa — PME — está pronta para avançar em uma estratégia de marketing de influência, segundo a especialista, é a consistência de sua mensagem central.

“Independentemente do tamanho, se a empresa tem uma identidade bem definida, um produto ou serviço de qualidade e conhece seu público, ela está pronta para investir nessa estratégia”, diz.

Dicas para PMEs que desejam trabalhar com influenciadores

Caso você seja dono de uma PME disposta a apostar no marketing de influência, a especialista indica cinco estratégias para uma estratégia bem-sucedida. As sugestões sobre como começar, pontos de atenção  e recomendações estão abaixo. Confira:

Busque alinhamento com a marca

É preciso que posicionamento do influenciado e posicionamento de marca não apenas se conversem, mas estejam em perfeita sintonia. “É fundamental alinhar o perfil do influenciador com a identidade da marca”, diz Nabozni.

“Avalie a autenticidade, o engajamento real e a relevância do público. Cada escolha deve refletir os valores e a essência da empresa”, destaca.

Respeite o orçamento

Para as pequenas empresas, que muitas vezes contam com orçamentos mais enxutos, é vital saber destinar cada recurso adequadamente e de maneira consciente.

Por isso, é preciso considerar a necessidade de personalizar estratégias e fazer escolhas que se aproximem da realidade financeira da empresa e suas ambições para o marketing de influência.

Seja autêntico

Escolha influenciadores que realmente se identifiquem com sua marca e crie campanhas personalizadas.

“A proximidade, a autenticidade e um atendimento personalizado fazem toda a diferença para empresas menores, que muitas vezes contam com investimentos mais limitados”, recomenda a especialista. 

Mensure o impacto

A mensuração também é parte importante do processo. Sem o devido acompanhamento dos resultados, é quase impossível entender o sucesso de uma estratégia junto a influenciadores.

Por esse motivo, colher feedbacks constantes do público consumidor pode garantir que cada decisão ligada ao marketing de influência esteja sendo tomada da maneira correta. 

Tudo isso pode ser medido por meio de métricas como engajamento, alcance, cliques e conversões – utilizando, por exemplo, links monitoráveis para monitorar o desempenho de cada ação, pontua Nabozni.

“É o equilíbrio entre a autenticidade do influenciador, objetivos claros e a capacidade de mensurar os resultados que fazem a diferença”, diz.

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Por Maria Clara Dias

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