O incêndio no Parque Nacional do Itatiaia já passou de 24 horas de duração e segue sem previsão para ser controlado. Segundo o Corpo de Bombeiros, a área atingida é de aproximadamente 150 hectares.
Para se ter uma melhor dimensão da área incendiada, a área atingida equivale a 150 campos de futebol, já que 1 hectare tem tamanho simular ao de 1 campo, que são 10 mil metros quadrados.
O incêndio começou na tarde de sexta-feira (14), dia que a reserva completou 87 anos – o Itatiaia é o parque nacional mais antigo do Brasil.
O trabalho de combate as chamas mobiliza equipes do Corpo de Bombeiros, Exército, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), brigadas voluntárias com treinamento específico para esse tipo de situação, e da Parquetur, a concessionária que administra o local.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as tropas têm encontrado dificuldades para combater as chamas em alguns locais de difícil acesso, tendo em vista que a área atingida pelo incêndio fica entre o Morro do Couto e a Pedra do Camelo, localizada na parte alta do parque.
A gestão da reserva informou que a parte alta do parque continuará fechada para visitas, no mínimo, até esta segunda-feira (17).
As causas do ocorrido serão investigadas por meio de perícia após o fogo ser dissipado.