RESENDE
O município poderá ser contemplado com o programa “Cuidando de Quem Cuida”, que visa promover ações de orientação e atenção às mães atípicas. A proposta do vereador Sandro Ritton (União Brasil) foi aprovada e encaminhada para o Poder Executivo.
O programa é voltado à atenção e orientação às mães atípicas com filhos com doenças raras ou deficiências como Síndrome de Down, Transtorno do Espectro Autista (TEA), transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), transtorno do déficit de atenção (TDA) e Dislexia. “O objetivo é oferecer orientação psicossocial e apoio por meio de serviços, proteção, acompanhamento psicológico e terapêutico, com atenção à saúde integral, informação e formação para fins de fortalecimento e valorização dessas mulheres na sociedade”, explica o parlamentar.
Ritton ressaltou que é fundamental reconhecer e valor o papel dessas mães. “Essas mães são verdadeiras heroínas que merecem todo nosso respeito e apoio. Esperamos, com este programa, fazer uma diferença real em suas vidas”, complementou.
PROJETO ‘VISA SEM DOR’
O vereador Sandro Ritton reiterou o pedido de implantação do projeto “Viva Sem Dor”, para pacientes com fibromialgia. A medida visa promovendo melhor qualidade de vida, adotando abordagem completa, incluindo fisioterapia, terapia comunitária, exercícios físicos, auriculoterapia e o uso de cannabis medicinal, sob orientação médica do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ao justificar o pedido, Sandro disse que o projeto “Viva Sem Dor”, tem a proposta de promover um tratamento sistêmico, ou seja, que atinge o corpo todo. “Durante oi tratamento, os pacientes de fibromialgia recebem orientações gerais sobre a doença, que incluem alimentação adequada para evitar inflamações e quais exercícios físicos se deve praticar para prevenir os sintomas, fadiga, alteração do sono, distúrbios intestinais, depressão, ansiedade, e consequentemente, as dores”, explicou o parlamentar.