Estação de Tratamento de Água recebeu a visita de assistidos da Apae-VR que participam do projeto Guarda Mirim, da Semop
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) promoveu nessa segunda-feira (28) uma ação educacional na Estação de Tratamento de Água (ETA) Belmonte, que recebeu a visita de cerca de 20 alunos assistidos pela Apae-VR (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Volta Redonda), participantes do projeto Guarda Mirim, da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).
“Esse projeto é uma parceria da Semop com as secretarias municipais da Juventude (Sejuv) e de Assistência Social (Smas), em que promovemos a inclusão social no projeto Guarda Mirim, e uma das participantes é a Apae. Oportunizamos aos participantes conhecerem como é a dinâmica da cidade, e muitos não teriam a oportunidade de conhecer o Saae, por exemplo, e proporcionamos isso com o aval do secretário de Ordem Pública, Coronel Henrique”, ressaltou Dion Lucas, que é coordenador pedagógico da Semop.
Durante a visita, os alunos puderam conhecer o funcionamento da ETA Belmonte, o percurso que a água faz durante o tratamento e as áreas da estação, tudo sob orientação da assessora técnica do Saae-VR, a engenheira ambiental Nayra Gomes.
“Foi gratificante receber os assistidos pela Apae-VR, todos estiveram atentos a cada etapa do tratamento da água em Volta Redonda e compreenderam a importância de todo o processo para a saúde e o bem-estar da população. Sinto-me privilegiada de poder participar dessa integração com a comunidade”, afirmou Nayra.
Para o diretor-executivo do Saae-VR, Paulo Cesar de Souza, o PC, essa integração com a comunidade e a inclusão são fundamentais para a formação dos cidadãos, para que eles contribuam ainda mais com o cuidado com a água.
“Mostrar a importância do tratamento da água, o que acontece com ela antes de chegar à casa de cada um, ajuda na percepção das pessoas e desperta nelas o sentimento de cuidado com esse bem vital para todos nós. E promover a inclusão social é fundamental para aproximarmos ainda mais toda a população dos serviços que a atendem diariamente. Para nós, no Saae, é gratificante proporcionarmos ações como essa”, frisou PC.
O secretário de Ordem Pública, Coronel Henrique, destacou a importância da parceria entre as secretarias e com o Saae, ressaltando que o projeto Guarda Mirim é um dos caminhos para fomentar a inclusão social.
“A Guarda Mirim oferece a crianças e adolescentes noções de educação no trânsito, primeiros socorros e valores como cidadania e respeito. E conhecer espaços como a estação de tratamento faz parte dessa formação de cidadãos que serão verdadeiros multiplicadores de boas ações. Isso reflete em uma sociedade mais inclusiva e que contribui, inclusive, para a segurança de todos”, afirmou Coronel Henrique.
Foto de divulgação.
Secom/PMVR