23/05/2025 04:01

Saae de Volta Redonda vence premiação nacional com programa de combate à perda de água na rede de distribuição

Prêmio Iniciativa de TI ao Cidadão, entregue na HDI Expogov 2025, em Brasília, destaca ações do setor público com uso de tecnologia em benefício da população

 

O Saae-VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda), autarquia da prefeitura, foi o vencedor do Prêmio Iniciativa de TI ao Cidadão, no HDI Expogov 2025, realizado nessa quarta-feira, dia 21, no Teatro do Royal Tulip Alvorada, em Brasília (DF). O programa “Solução para Redução da Perda de Água na Rede de Distribuição” destacou-se entre projetos de instituições públicas de todo o país como a que mais gerou valor à sociedade.

A cerimônia de premiação, no HDI Expogov, reuniu mais de 300 gestores, diretores e secretários de TI (Tecnologia da Informação) de órgãos públicos municipais, estaduais e federais. O evento nacional é reconhecido como um dos principais fóruns de debate e compartilhamento de boas práticas em tecnologia aplicada à gestão pública.

O Prêmio Iniciativa de TI ao Cidadão, realizado anualmente dentro da programação do HDI Expogov, tem como objetivo reconhecer projetos inovadores que utilizam a tecnologia da informação para gerar benefícios diretos à população. A edição deste ano contou com finalistas de alto nível técnico e impacto social, como o Instituto Brasília Ambiental, com a iniciativa “Comunicação de Corte de Árvores Isoladas (CCAI)”, e o Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, com o projeto “GRU Pix”.

“A vitória do Saae representa um marco importante para Volta Redonda, evidenciando o compromisso da autarquia com a eficiência operacional e a sustentabilidade hídrica, temas cada vez mais críticos no cenário nacional. A solução apresentada utiliza tecnologia para monitoramento e controle da rede de distribuição de água, com o objetivo de minimizar perdas e otimizar o uso dos recursos naturais, beneficiando diretamente a população”, explicou o diretor-executivo do Saae-VR, Paulo César de Souza, o PC.

“A proposta do prêmio é justamente destacar iniciativas que utilizam a tecnologia de forma inteligente e sensível às necessidades do cidadão. O projeto do Saae-VR se destacou por sua eficácia, inovação e potencial de replicabilidade em outros municípios”, afirma Thiago de Marco, diretor-executivo da HDI Brasil – associação global referência no desenvolvimento do segmento de Gestão de Serviços de TI, que promove a HDI Expogov.

Moradora de Volta Redonda, Michelle Rejane Diniz Alves, que atua na Petrobras, participou da HDI Expogov e fez questão de dar um depoimento sobre a premiação do Saae.

“Participar desse evento já é, por si só, uma experiência enriquecedora para quem atua na área de tecnologia e inovação. Mas, neste ano, foi ainda mais especial. Como moradora de Volta Redonda, senti um orgulho imenso ao ver o Saae-VR sendo reconhecido em um evento de tamanha relevância nacional. A premiação do projeto demonstra não apenas a capacidade técnica da equipe, mas também o potencial de transformação que iniciativas públicas bem estruturadas podem gerar. É uma grande alegria ver minha cidade sendo representada com tanto protagonismo e excelência.”

Foto de divulgação – Secom/PMVR.

Pin It

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia