A Alpine confirmou na madrugada destar quarta-feira (7) a entrada de Franco Colapinto como titular no lugar de Jack Doohan, que será o reserva por cinco corridas. O argentino estreia pela equipe francesa na Fórmula 1, no GP de Emilia-Romagna, em Ímola, na Itália, entre os dias 16 e 18 deste mês.
O automobilista de 21 anos terá a permanência como titular avaliada após o período de cinco provas. Além do GP de Emilia-Romagna, Colapinto vai correr os GP’s de Mônaco, da Espanha, Canadá e Áustria.
O jovem se pronunciou após o anúncio de sua contratação pela equipe.
“Em primeiro lugar, quero agradecer à equipe por me dar a oportunidade de pilotar de forma competitiva nas próximas cinco corridas. Trabalharei duro com a equipe para me preparar para a próxima corrida em Ímola e para a próxima rodada tripla, que sem dúvida será intensa e um grande desafio para todos. Eu me mantive atento e estou o mais preparado possível com o programa de testes de apoio à corrida da equipe, bem como no simulador em Enstone. Farei o meu melhor para acelerar rapidamente e dar tudo de mim para obter os melhores resultados possíveis ao lado de Pierre”, disse o piloto, em comunicado pela Alpine.
Mas afinal, quem é Franco Colapinto?
Argentino, nascido em 2003, Franco é tido como uma das maiores promessas do automobilismo internacional.
Na Europa, sua carreira começou aos 15 anos, na Fórmula 4 espanhola, com a Drivez, onde ganhou o campeonato em 2019. No ano seguinte, Colapinto assinou com a MP Motorsport para competir na Fórmula Renault Eurocup, subindo para a F3, em 2021.
A partir de 2022, o automobilista correu com a F3 na MP Motorscup, tornando-se membro da Williams Driver Academy. Por dois anos, ele correu na F3, mas foi chamado pela Williams para substituir Logan Sargeant, na Fórmula 1.
No GP da Inglaterra, em 2024, Franco dirigiu o carro da Williams (FW46), durante os primeiros treinos livres.
Aos 21 anos, Colapinto foi contratado como piloto reserva pela Alpine após deixar a Williams, onde disputou nove corridas em 2024 como substituto do norte-americano Logan Sargeant. O argentino somou cinco pontos, com o oitavo lugar no Azerbaijão como melhor resultado.