Saída dos EUA do Acordo de Paris é desafio mundial, diz Contarato

O presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, Fabiano Contarato (PT-ES), disse que a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris é um desafio mundial que os países devem ficar atentos.

“Temos alguns desafios no âmbito mundial. Por exemplo, a implementação do acordo de Paris sem a participação dos Estados Unidos, que é ponto de reflexão que o mundo tem que estar atento. Temos também o desafio de impulsionar o desenvolvimento econômico sem flexibilizar a legislação ambiental”, afirmou o senador durante o o “CNN Talks: COP30 – A Chave para o Futuro”.

O evento dá início à cobertura da CNN Brasil da 30ª Conferência do Clima, que será realizada de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA).

Em janeiro deste ano, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou uma série de decretos após tomar posse pela segunda vez. Um deles estabeleceu a retirada dos EUA do Acordo de Paris, firmado em 2015 por mais de 190 países em uma cúpula climática das Nações Unidas.

Entre os objetivos do Acordo de Paris está a limitação do aumento da temperatura média global acima de 1,5°C em relação aos níveis pré-industriais. Para alcançar esses objetivos, os países que assinaram o acordo assumiram compromissos para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa.

A expectativa é de que a COP impulsione as negociações sobre financiamento climático, transição energética, preservação da Amazônia e cumprimento das metas do Acordo de Paris.

Em novembro, um time da CNN Brasil, incluindo âncoras, analistas e repórteres, estará na capital paraense para cobrir o evento.

A CNN Brasil terá um QG próprio no local, o casarão da Casa COP30, em uma área nobre de Belém. O espaço prevê hospitalidade sob medida para networking, produção de conteúdo e experiências, como entrevistas, brunches, jantares e happy hours exclusivos.

(Publicado por Mariana Valbão)

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia