O atacante do Liverpool, Mohamed Salah, foi eleito o melhor jogador do ano pela Associação de Jornalistas de Futebol (FWA, na sigla em inglês). Esta é a terceira vez que Salah recebe o prêmio, tornando-se o segundo jogador a alcançar esse feito, atrás apenas de Thierry Henry, ex-Arsenal.
Com 28 gols na atual temporada da Premier League, Salah lidera a artilharia do campeonato e foi peça fundamental na conquista do segundo título inglês do Liverpool desde sua chegada ao clube em 2017.
O egípcio recebeu 90% dos votos dos mais de 900 membros da associação — a maior margem de vitória registrada neste século.
O zagueiro Virgil Van Dijk, companheiro de Salah no Liverpool, ficou em segundo lugar na votação, seguido por Alexander Isak, do Newcastle United, e Declan Rice, do Arsenal.
Futebol feminino
No futebol feminino, Alessia Russo foi eleita a melhor jogadora do ano. A atleta se destacou com oito gols na Champions League, conduzindo o Arsenal à final da competição. A atacante superou a jamaicana Khadija Shaw, do Manchester City e vencedora do prêmio no ano passado.
Mariona Caldentey, também do Arsenal, ficou em terceiro lugar, enquanto a capitã do Chelsea, Millie Bright, terminou em quarto.
Salah e Russo receberão os prêmios em cerimônia oficial marcada para o dia 22 de maio, em Londres.
(Reportagem de Chiranjit Ojha em Bengaluru; edição de Ken Ferris)