• Home
  • Região
  • Samba da Jurema vira Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio

Samba da Jurema vira Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio


O deputado estadual Jari Oliveira (PSB) entregou nesta quarta-feira, dia 20, o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro ao evento ‘Samba da Jurema’, um dos mais tradicionais da região Sul Fluminense. A homenagem foi entregue durante evento que aconteceu no bairro Boa Vista, em Barra Mansa. O projeto de lei proposto por Jari foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa do Rio e sancionado pelo governador Cláudio Castro.

O Samba da Jurema nasceu da necessidade de resolver as questões financeiras da Comunidade Omariô de Jurema, no bairro Santa Clara, em Barra Mansa. Hoje o evento se tornou referência na região, atraindo pessoas de todo o Sul Fluminense.

“O Samba da Jurema é um evento que entrega entretenimento cultural que qualquer outro evento promete, com a diferença que é feito exclusivamente por voluntários e tem 100% da renda revertida para a comunidade. Talvez esta seja a grande diferença: ele é feito com muito amor”, destacou o deputado estadual Jari.

O evento é beneficente e ajuda, além da Comunidade Omariô, outras instituições, como Apae Volta Redonda, SOS Barra Mansa, Tenda Espírita Pai Cambinda, Aldeia de Umbanda Caboclo Sultão das Matas e Escola Municipal Quilombola de Santana Irmã Elizabeth Alves. O evento também conta inúmeros artistas e artesãos que até então, não tinham lugar para expor seus produtos e apresentar sua arte.

Do Samba da Jurema nasceu também o Juremeiros, grupo que começou sendo um encontro de amigos músicos em prol da causa e a partir do evento solidário, alçou outros voos logo após as primeiras edições. O evento serviu de palco para enaltecer o talento dos músicos que já atuavam no segmento há anos. O Juremeiros se transformou na primeira “orquestra” do samba no Sul Fluminense. Com menos de um ano de formação, eles receberam o Troféu Melhores do Ano como grupo revelação 2018, promovido pelo apresentador da Band, Taí Braz, e ganharam o troféu na categoria música, no II Prêmio Dandara e Zumbi dos Palmares. Ao todo, ao longo dos anos, somam mais de 200 mil pessoas em seus shows.



Source link

VEJA MAIS

Samba da Jurema vira Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio

O deputado estadual Jari Oliveira (PSB) entregou nesta quarta-feira, dia 20, o título de Patrimônio…

Jovem é preso na Dutra, em Piraí, com 22 telefones furtados – Informa Cidade

Um jovem de 25 anos foi preso na noite da terça-feira (19) na Via Dutra,…

Hulk dispara contra Luiz Henrique, do Botafogo: “Longe de ser craque“

“Primeiro, ele (Luiz Henrique) tem cinco jogos pela Seleção e acha que é craque. Não…