O Senado aprovou, nesta quarta-feira (19), o nome do ministro Mauro Campbell Marques para a função de corregedor no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O plenário também referendou a indicação do advogado Antônio Fabrício de Matos Gonçalves para vaga de ministro no Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Mais cedo, o nome das autoridades havia sido aprovado em votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.
Quem é Mauro Campbell?
Natural de Manaus, Mauro Campbell é formado em Direito pelo Centro Universitário Metodista Bennett. Atualmente, integra a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Também é diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
O ministro já atuou como professor, advogado, secretário de Estado de Justiça, de Segurança Pública, de Controle Interno, Ética e Transparência no Amazonas. Antes de chegar ao STJ, foi membro do Ministério Público por 21 anos e chefiou a instituição em seu Estado por três vezes.
Quem é Antônio Fabrício?
Antônio Fabrício é advogado trabalhista. Graduou-se em Direito na PUC Minas em 1992. É pós-graduado em Direito de Empresa, mestre e doutor em Direito do Trabalho. Desde 1999 é professor universitário.
Ele vai preencher a vaga deixada pelo ministro Emmanoel Pereira, que se aposentou em outubro de 2022.
Outras autoridades
Também nesta quarta, o Senado aprovou outras duas indicações de autoridades para cargos em órgãos federais:
- Alexandre Barreto de Souza (superintendente-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade);
- André Luís Macagnan Freire (procurador-chefe da Procuradoria Federal Especializada junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade);
- Carlos José Areias Moreno Garcete (embaixador do Brasil na República Federal da Nigéria);
- Mariana Gonçalves Madeira (embaixadora do Brasil na República de Gana e, cumulativamente, nas Repúblicas de Serra Leoa e Libéria);
- Leonardo Luís Gorgulho Nogueira Fernandes (embaixador do Brasil no Reino da Dinamarca e, cumulativamente, na República da Lituânia).
Compartilhe: