Casamento nem sempre é um mar de rosas e, às vezes, as coisas não saem como muitos imaginam. Não é por acaso que o número de divórcios no Brasil tem batido recordes nos últimos anos, chegando a 420 mil casos, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O aumento foi de 8,6% em 2022, comparado a 2021, com um salto de 386 mil para 420 mil. Desse total, 340.459 divórcios ocorreram por via judicial e 79.580 extrajudiciais. Mas você sabe quais são as principais causas por trás dessas separações?
De acordo com o especialista em relacionamentos do MeuPatrocínio, Caio Bittencourt, a imaturidade dos homens nos dias de hoje, a instabilidade financeira e a falta de comunicação entre o casal influenciam nas causas. “É importante entender que, por trás desses números, existem várias questões complexas que podem levar ao fim de um casamento. A imaturidade dos homens mais jovens é um fator que complica qualquer relacionamento, e quando isso se junta à falta de estabilidade financeira e emocional, a situação piora. O casal, muitas vezes, evita discussões difíceis sobre esses pontos, e a junção de tudo isso leva à falência do relacionamento”, afirmou. Afinal, quais são os principais motivos por trás de um divórcio?
Uma pesquisa
Ex-bailarina do Faustão, Isabella Arantes, atualmente assistente de palco do Domingo Legal, é natural de Aparecida, no Vale do Paraíba. É uma bailarina apaixonada pela arte, pela energia do samba, e está prestes a realizar um sonho: sair como musa da Acadêmicos do Salgueiro no Carnaval de 2025. Veja mais em seu Instagram @isaabellaarantes. Foto: Leandro Muller publicada no Journal of Social and Personal Relationships revelou que muitos dos problemas que acabam resultando em divórcio já estão presentes desde o início do namoro. Confira:
1 – Problemas econômicos
A falta de dinheiro é uma das principais causas de divórcio, pois o dinheiro afeta diretamente questões como segurança e expectativa de vida. Quando há dificuldades financeiras , os casais podem se sentir frustrados.
2 – Falta de sexo
Outra razão comum para o divórcio é a falta de sexo, já que a intimidade física é muito importante para a conexão emocional entre o casal. Quando a vida sexual fica de lado, o distanciamento acaba acontecendo, o que enfraquece a relação.
3 – Problemas de Comunicação
Quando a comunicação falha, surgem mal-entendidos e fica difícil resolver os conflitos. Sem um diálogo aberto, as frustrações vão se acumulando e o distanciamento emocional só cresce.
4 – Infidelidade
A infidelidade é uma das principais razões para o divórcio, porque quebra a confiança e abala os alicerces da relação. Quando a lealdade é perdida, fica bem difícil recuperar a conexão e a intimidade do casal.
5 – Vícios
Quando um dos parceiros tem comportamentos destrutivos, como vícios, isso cria instabilidade e afeta a confiança. Com o tempo, vai dificultando e enfraquecendo a relação. O especialista finaliza afirmando que existem meios de salvar a relação, mesmo com dificuldades. “Quando o relacionamento começa a enfrentar dificuldades, a primeira coisa que precisa acontecer é uma conversa sincera entre o casal. Relacionar-se dá trabalho, sim; manter a chama acesa e a comunicação clara não é nada fácil. Ambos precisam se comprometer. Não dá para esperar que o outro adivinhe o que está acontecendo ou que os problemas se resolvam por conta própria”, concluiu.
O post Separação!! apareceu primeiro em Jornal Aqui.