15/05/2025 01:52

Sistema de monitoramento da Ordem Pública ajuda a prender suspeito de estelionato em Volta Redonda

Homem se passava por funcionário do Lar dos Velhinhos e já era investigado pela polícia; câmeras o flagraram e permitiram que agentes o prendessem

 

Policiais civis da 93ª Delegacia de Polícia prenderam nessa terça-feira (13) um suspeito de estelionato. O homem foi preso com auxílio do sistema de monitoramento da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que fazem a leitura de placas veiculares. Segundo as investigações, ele se passava por funcionário do Lar dos Velhinhos de Volta Redonda para receber doações em nome da instituição.

O suspeito já era investigado e foi preso na Ponte Pequetito Amorim, que liga os bairros Aterrado e Niterói, após passar de moto pelo sistema de monitoramento por câmeras, que gerou um alerta e permitiu que os policiais o localizassem. O diretor do Lar dos Velhinhos, localizado no bairro Monte Castelo, informou que a instituição não possui esse serviço e que as doações oficiais são recebidas diretamente na conta bancária, através do PIX ou transferência bancária.

Durante a abordagem, os policiais encontraram fichas cadastrais de pessoas com identificação do Lar dos Velhinhos e R$ 634,00 em espécie. O suspeito afirmou que trabalhava para o Lar dos Velhinhos e havia recolhido doações em nome da instituição, mas não soube explicar como elas seriam repassadas.

A análise das fichas revelou que não havia anotações de controle de doações recentes e todas datavam de 2023 e 2024. Diante da falta de consistência das respostas e da investigação em andamento, o homem foi autuado em flagrante por estelionato e encaminhado ao sistema prisional.

O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, destacou a importância do sistema de monitoramento por câmeras, que permitiu a identificação e localização do suspeito. “Esse caso é mais um exemplo da importância do investimento feito pelo Poder Público municipal em tecnologia. Por meio das câmeras foi possível fazer a identificação e a localização do suspeito. Importante frisar que toda a ação foi cirúrgica, sem qualquer tipo de efeito colateral. Essa ação demonstra a eficácia do sistema e a integração entre as forças de segurança que tornam a nossa cidade cada vez mais segura”, disse Coronel Henrique.

Fotos: Divulgação/Semop.

Pin It

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia