Só notáveis – Jornal Aqui

Screenshot

Por Pollyanna Xavier

Em plena era digital, em que as amizades nas redes sociais estão cada vez mais em alta e a tecnologia domina as interações, um grupo de amigos de Volta Redonda vem resgatando uma prática antiga e importante: os encontros presenciais. Eles são conhecidos como ‘Os Notáveis’ e se encontram todas as quintas-feiras para tomar café. O grupo é formado por cerca de 50 ex- funcionários da CSN, com idades entre 50 e 75 anos. Muitos trabalhavam juntos na mesma área; outros, não, mas quem não se conhecia antes passou a se conhecer depois da formação dos ‘Notáveis’.

Os encontros acontecem no Shopping 33 (que adaptou um local para receber os amigos), e tudo é combinado pelo WhatsApp. Mas, apesar de se conectarem pelo celular, de forma digital, os amigos quase não conversam por lá – eles preferem fazer isso presencialmente. “A gente tem uma regra, que é não conversar sobre religião e política no WhatsApp, mas no presencial é permitido. Então acaba que a gente conversa de tudo nos nossos encontros, é bem melhor e mais divertido”, garantiu Dener Cabreira, o criador dos ‘Notáveis’.

Ao aQui, Dener contou que a ideia de criar o grupo surgiu em 2022 e começou, veja só, no WhatsApp. Mas ele sempre teve vontade de reunir os amigos do grupo para uma conversa mais calorosa. “Presencialmente, a gente fica mais à vontade, ri mais, vê a expressão no rosto do amigo, é diferente!”, avalia, acrescentando que no início eles eram poucos, mas, com o passar do tempo, o grupo foi aumentando. “A maioria já se conhecia da CSN. Então, um foi chamando o outro e, assim, ‘Os Notáveis’ foram crescendo. Mas só pode (entrar e participar) ex- trabalhador da CSN”, avisa. Segundo Dener, assim que o grupo foi criado, ele sentiu a necessidade de transpassar o bate-papo digital para o presencial. “Eu já tomava café com um amigo, e a gente resolveu convidar mais pessoas para tomar com a gente. Então, a gente chamou os amigos do grupo e passou a se encontrar toda semana”, contou. Os encontros, é bom que se diga, são só dos amigos. As famílias participam em outro momento: nas confraternizações de final de ano, em alguns aniversários e nos passeios que eles promovem.

Para Dener, além de fortalecer as amizades, os encontros têm melhorado a saúde dos participantes. “Outro dia, a filha de um deles veio me dizer que foi a melhor coisa que aconteceu ao pai. Ele estava em depressão, e os encontros deram um gás, revertendo o processo depressivo. Ele melhorou muito. E, de fato, é bom, muito bom. A gente conversa sobre a vida, troca experiências, ri bastante, conta histórias e relembra os tempos da CSN. Tem um membro do grupo que faz excursões, então nós já fomos ao teatro, no Rio, levando nossas esposas”, comentou.

Ainda de acordo com Dener, os notáveis ganharam esse título não por pretensão, mas porque precisavam sair da invisibilidade que a aposenta- doria muitas vezes provoca. Queriam e querem ser notados como pessoas ainda ativas. “Nós estamos aposentados da CSN, mas muitos continuam atuando, alguns dão consultoria, outros são empresários e cuidam do próprio negócio. Estamos ativos, vivos e nos encontrando semanalmente para recontar nossas histórias, reviver o passado e fortalecer nossa amizade”, concluiu.

O grupo

‘Os Notáveis’ nasceu em outubro de 2022, idealizado pelo próprio Dener, que resolveu levar a amizade virtual (do WhatsApp) para a vida real. Os quase 50 participantes se reú-nem todas as quintas-feiras, das 10 às 12 horas, no hall do Shop-ping 33, na Vila, para tomarem café. Para ser um notável, é preciso três coisas: ter trabalhado na CSN em qualquer área e cargo, ser indicado por um dos participantes e ter disposição para conversar presencialmente – driblando as interações virtuais.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia