Tarifa a navios da China vai além de guerra comercial, diz professor ao WW

A proposta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar tarifas aos navios chineses que aportarem no país vai além de mera guerra comercial, avaliou Roberto Dumas, professor de economia chinesa do Insper, em entrevista ao WW.

O economista olha para o “lado geopolítico” da coisa, que traz intenções compartilhadas pela atual gestão norte-americana e a passada.

“Essa coisa de colocar tarifa em cima de embarcações que atracam nos Estados Unidos não está vindo de Donald Trump, ja vinha vindo de Joe Biden. […] No final das contas, a China — com maior capacidade de produção de navios — acaba dominando […] a logística internacional”, afirmou Dumas.

Dumas enfatizou que “obviamente [é uma medida] que impacta o comércio internacional”, mas buscou apontar que vai além da guerra comercial por conta dessa intenção dos EUA de controlar a soberania da China no mar.

“O lado comercial é a primeira coisa que salta os olhos, mas isso tem muito mais [teor] geopolítico de limitar a expansão ‘da logística mundial’. Os Estados Unidos freando a capacidade de [a China] cercear cadeias logísticas, se assim a China o quiser”, pontuou.

Sobre o comércio, o professor destacou que a medida deve aumentar custos de exportação do agronegócio. Segundo ele, cerca de 60% das exportações do setor usam navios chineses, enquanto grande parte das importações de fertilizante também usam das embarcações do país asiático.

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