O TikTok lançou nesta quinta-feira (8) o TikTok Shop, funcionalidade que permite que usuários vendam produtos na plataforma. Os consumidores agora podem comprar produtos marcados diretamente nos vídeos e transmissões ao vivo.
Segundo a companhia, o TikTok Shop irá impulsionar vendedores locais de todas as regiões do Brasil ao “conectar seus produtos a um público amplo e engajado”, além de fortalecer as economias locais.
A partir desta quinta, o aplicativo do TikTok será atualizado automaticamente nos celulares de todos os usuários e a aba com a nova funcionalidade lançada estará disponível, informou a rede social.
O TikTok Shop agora está presente em 14 países, como México, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Espanha, França e Itália.
Como funciona o TikTok Shop
Além de comprar produtos marcados diretamente nos vídeos e itens compartilhados em transmissões ao vivo, através do TikTok Shop, os usuários podem navegar e comprar de uma marca ou criador diretamente na nova opção “Vitrine”, disponível no aplicativo.
A nova funcionalidade também oferece um Programa de Afiliados, no qual os vendedores podem escolher um plano. Segundo a empresa, o programa, baseado em comissões, é uma forma de conectar criadores a vendedores.
“Os criadores têm uma nova maneira de monetizar sua criatividade ao compartilhar produtos em vídeos curtos e transmissões ao vivo”, informou o TikTok. Além disso, os vendedores possuem acesso ao “Suporte ao Vendedor”, plataforma de aprendizado para auxiliá-los.
Impactos no mercado de e-commerce
O mercado de e-commerce brasileiro está prestes a ganhar um novo player significativo. Atualmente, o Brasil é o terceiro maior mercado no TikTok com 111 milhões de usuários, atrás apenas da Indonésia e dos EUA.
A chegada da TikTok Shop promete não apenas diversificar as opções de venda online, mas também aumentar a capacidade de fixação do e-commerce no país.
iFood divulga aumento no valor mínimo das entregas a partir de junho