Titulares de secretarias para Mulheres de dois municípios vizinhos visitam Volta Redonda

Objetivo foi fortalecer políticas públicas de defesa dos direitos das mulheres, contra a violência doméstica e pela preservação das conquistas femininas

A secretária municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, Glória Amorim, recebeu nesta semana a visita de duas titulares das pastas de Políticas para Mulheres dos municípios de Barra do Pirai e de Barra Mansa. Estiveram na sede da SMDH a subsecretária municipal de Políticas para Mulheres, Daniella Maria de Oliveira, de Barra do Pirai, e Joseane Ricarte, secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Smasdh), de Barra Mansa, que estava acompanhada da diretora de Direitos Humanos, Tamires Ferreira.

O objetivo foi conhecer os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) de Volta Redonda na defesa dos direitos das mulheres, no enfrentamento da violência doméstica e familiar e fortalecer parcerias e promover a troca de informações entre os municípios. Os projetos e programas que valorizam as mulheres reforçam o empoderamento delas, como geração de emprego e renda, também estão nos planos de políticas públicas dos municípios vizinhos e foram tema principal do encontro.

Políticas públicas para mulheres de Volta Redonda são referência

A secretária Glória Amorim recepcionou as duas secretárias dos municípios vizinhos e equipes junto com a diretora do Ceam (Centro Especializado de Atendimento à Mulher), a advogada Patrícia Vieitas. O Ceam é que faz o atendimento a mulheres em situação de violência doméstica e familiar com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogas, assistentes sociais e advogadas.

Glória Amorim comentou sobre as visitas que a SMDH tem recebido das cidades de toda a região. “Eu me sinto honrada e muito feliz em poder compartilhar com as secretárias municipais das cidades da região esta política de proteção dos direitos das mulheres com a nossa rede de atendimento. Nos já recebemos as visitas das gestoras em políticas públicas para as mulheres de Vassouras, Quatis, Paracambi, Piraí e, agora, de Barra Mansa e Barra do Pirai”, lembrou.

“Elas vieram ver como nós conseguimos construir uma rede completa de atendimento às mulheres, servindo como modelo no Estado do Rio de Janeiro. Os novos prefeitos eleitos estão pedindo às suas gestoras para desenvolver políticas públicas com transparência na defesa das mulheres e indicando Volta Redonda como exemplo. Isto acontece graças ao apoio do prefeito Antonio Francisco Neto, que é um grande incentivador na realização das políticas que protegem e empoderam as mulheres”, afirmou Glória Amorim.

A subsecretária de Barra Mansa, Joseane Ricarte, falou da satisfação em conhecer Glória Amorim e o trabalho construído no município. “Volta Redonda abriu as portas para nos receber. A conversa foi muito proveitosa. É um prazer conhecer a secretária Glória Amorim, uma pessoa muito ativa em políticas para mulheres. E da maneira que nos recebeu e nos passou informações deste trabalho que é feito pela secretaria na defesa da mulher contra a violência, a busca pelo empoderamento feminino, só temos muito o que agradecer por esta parceria”, disse Joseane.

Joseane lembrou ainda que já existe um trabalho em conjunto entre os municípios de Volta Redonda e Barra Mansa, além de mais três cidades, com a regionalização da Casa Abrigo Deiva Ramphini Rebello. Os cinco municípios assinaram um termo de regionalização através dos chefes do executivo. O abrigo é uma casa de acolhida para mulheres que precisam de sair dos seus lares e se protegerem em local sigiloso devido os riscos à sua integridade física e de filhos menores, ficando longe dos agressores até a Justiça tomar as devidas providências.

As prefeituras de Volta Redonda, Barra Mansa, Pinheiral, Barra do Pirai e Vassouras trabalham juntas neste espaço da Casa Abrigo. Todos os prefeitos assinaram, em junho de 2023, um Termo de Cooperação Técnica para o funcionamento estrutural da Casa Abrigo, um local sigiloso e seguro, onde as mulheres recebem assistência social, jurídica e psicológica.

Foto de divulgação – Secom/PMVR.

Pin It

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia