O Santos foi eliminado da Copa do Brasil após empatar em 0 a 0 contra o CRB, em Alagoas. A partida marcou o retorno de Neymar aos gramados, após um mês fora, por conta do tratamento de uma lesão na coxa esquerda.
Desde o aquecimento, antes do jogo começar, o camisa 10 do Peixe foi alvo de xingamentos da torcida da casa. No começo, Neymar não se importou, chegou a sorrir com a situação. Mas após o término da disputa de pênaltis, onde o Alvinegro foi derrotado por 5 a 4, o craque não se conteve.
Com os gritos exaltados vindos das arquibancadas, Neymar ostentou o escudo do Santos, apontando para os rivais, e fez um gesto exigindo silêncio à torcida do CRB.
“Neymar no Brasil vai ser ovacionado por todas as torcidas”
Corta pra ele sendo esculachado pela torcida do CRB pic.twitter.com/Z6fVQIJ8uJ
— Crônica Alvinegra (@cronicaalvinegr) May 23, 2025
A volta de Neymar
Nem a volta de Neymar pôde ajudar o Santos na Copa do Brasil.
A equipe de Cléber Xavier foi eliminada pelo CRB e, agora, só disputa o Campeonato Brasileiro em 2025. Uma queda difícil de digerir, mas que deixa algumas lições e, quem sabe, luz no fim do túnel com o retorno do craque.
Volta criativa e com pênaltis
O camisa 10 entrou aos 20 minutos da etapa complementar e, logo de cara, criou boas oportunidades para o Santos. Com três grandes passes, colocou Souza, Thaciano e Guilherme em condições de finalizar, mas o goleiro Matheus Albino salvou o CRB.
O campo pesado e a pressão pelo resultado não pareciam atrapalhar Neymar que, mesmo com apenas 30 minutos na cancha, foi o melhor do Santos na partida. Isso não significa, contudo, que a atuação tenha sido perfeita. O jogador perdeu bola crucial que poderia ter resultado em gol do CRB.
De quebra, o craque ainda assumiu a responsabilidade de bater o primeiro pênalti do Santos e converteu com maestria, sem chances para Matheus Albino, que terminaria como herói da noite ao defender a cobrança de Zé Ivaldo.
Desabafo de Neymar após a eliminação
Minutos depois do pênalti decisivo, Neymar falou com a imprensa e se mostrou bastante frustrado com a situação vivida pelo Peixe. Ele também não confirmou se vai renovar para permanecer na Vila Belmiro.
“Não sei (se vai renovar). O que dizer? Não tem o que dizer. A situação é muito ruim, a gente sabe disso. Só depende de nós para mudar a nossa situação. Eu sei que, comigo dentro de campo, as coisas são diferentes. Você viu que, em 20 e 25 minutos, eu posso fazer a diferença. Eu sei que posso ajudar meus companheiros”, disse, antes de completar:
“Primeiro jogo que eu voltei depois de um longo tempo. Mas também não pode depender só de mim. Todo mundo sabe da situação em que a gente está, e a gente precisa de todos os jogadores para sair desta situação”, analisou.
Agora, o Santos volta todas as atenções para o Campeonato Brasileiro. A equipe precisa reagir, já que, no momento, ocupa a 19ª posição na tabela, com apenas cinco pontos.