• Home
  • Destaque
  • Transparência das emendas é um grande avanço, diz ministro da CGU à CNN

Transparência das emendas é um grande avanço, diz ministro da CGU à CNN

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, anunciou hoje uma importante atualização no Portal da Transparência, visando aumentar a rastreabilidade das emendas parlamentares.

Esta iniciativa cumpre a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que estabeleceu um prazo de 30 dias para a implementação de medidas de transparência.

Em entrevista ao CNN 360°, o ministro destacou os principais aspectos da nova funcionalidade: “É um avanço bastante relevante que a gente está promovendo agora no Portal da Transparência para garantir que a sociedade tenha acesso à informação de qualidade sobre o uso dos recursos públicos”, afirmou Carvalho.

Integração de dados e facilidade de acesso

Uma das principais inovações é a integração do Portal da Transparência com outras bases de dados do governo federal, como o Transferegov.

Essa integração permitirá que os cidadãos acessem, com apenas um clique, informações detalhadas sobre os convênios associados a uma determinada emenda parlamentar.

“Com apenas um clique, por exemplo, na emenda que o cidadão tenha interesse, ele vai poder ter acesso a todos os convênios e instrumentos relacionados à execução dessa emenda parlamentar no governo federal”, explicou o ministro.

Consulta por favorecido e documentos de despesa

Outra funcionalidade destacada é a possibilidade de realizar consultas por favorecido da emenda. Isso significa que os cidadãos poderão pesquisar emendas parlamentares destinadas a um município específico, entidade ou estado da federação.

Além disso, o novo sistema oferecerá uma consulta por documentos de despesa, disponibilizando todos os documentos relacionados a uma emenda parlamentar específica, incluindo empenho, liquidação e pagamento.

“Essa pesquisa vai permitir que se acompanhe a evolução diária do empenho e do pagamento dessas emendas”, ressaltou Carvalho.

O ministro concluiu enfatizando que essas mudanças permitirão à sociedade “melhorar a capacidade de exercer o controle sobre os gastos públicos”.

Com essa atualização, o governo federal busca cumprir seu compromisso com a transparência e facilitar o acesso da população às informações sobre o uso dos recursos públicos.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Exclusivo: prefeito de Porto Real teria sofrido atentado durante comício

O prefeito de Porto Real, Alexandre Serfiotis, candidato a reeleição, teria sofrido um atentado na…

Brasil intensifica negociações para a retirada de brasileiros no Líbano

O Brasil intensificou nas últimas horas as negociações com a Síria para a retirada dos…

Rede social X pede ao STF desbloqueio da plataforma no Brasil

A plataforma de rede social X formalizou nesta quinta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) um…