Vai vendo!

Um estudo recente das Universidades de Indiana e Wisconsin revelou uma descoberta fascinante: o amor por dinossauros não é apenas uma fase passageira na infância, mas pode ter impactos significativos no desenvolvimento pedagó- gico das crianças. A pesquisa analisou o comportamento de crianças que de- monstravam um intenso interesse por dinossauros. Os resultados indicaram que esses pequenos paleon-tólogos em formação não ape- nas alcançaram um desempenho pedagó- gico superior, mas também desenvolveram habilidades cognitivas mais avançadas em comparação com outras crianças na mesma faixa etária que não compartilhavam o mesmo interesse.
De acordo com os pesquisadores, o fascínio por dinossauros não se limita apenas ao conhecimento sobre esses gigantes pré-históricos, mas se estende a habilidades fundamentais no ambiente escolar. O estudo mostrou que crianças interessadas em dinossauros tendem a ter melhor concentração, perseverança e pensamento complexo. Essas habilidades são cruciais para o sucesso acadêmico e para o desenvolvimento pessoal dos alunos. Um dos aspectos mais interessantes da pesquisa foi a constatação de que o interesse intenso por
dinossauros pode ser- vir como uma ponte para outros campos de estudo. Os pesquisa- dores observaram que crianças interessadas em dinossauros fre- quentemente exploram Biologia, Geologia, História e Matemática, enriquecendo assim a compreensão do mundo ao seu redor.
Caleb Marim Gois, 13 anos, é uma criança cujo amor pelos dinossauros começou quando ele tinha ainda dois anos de idade. Desde os primeiros contatos com os animais pré- históricos por meio de brinquedos, programas de TV, visitas a parques temáticos e livros, o menino não só demonstrou um interesse genuíno, mas também um desejo de aprender mais sobre o assunto. “Sempre o apoiamos e deixamos que ele fizesse suas explorações livremente. Seu interesse desde então só tem aumentado e disseminado para outras áreas do conhecimento escolar. Atualmente, ele está lendo um livro extenso, em inglês, que mais parece uma enciclopédia sobre o tema”, conta a mãe, Micheline Gois, que coleciona várias fotos do menino desde muito pequeno, brincando com os dinossauros.
Escola compartilha aprendizagens por meio dos interesses dos alunos
O estudo também ressalta a importância de
os educadores reconhecerem e valorizarem os interesses individuais de seus alunos. Ao incorporar temas que despertam paixão e curiosidade, os professores podem criar um ambiente de aprendizado mais estimulante e envolvente, capacitando os pe- quenos a explorarem seus interesses e a desenvolverem habilida- des essenciais para o sucesso futuro. Foi assim que o pequeno Samuel Nogueira Fornasari, de 7 anos, aluno do Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu (PR), começou a sentir um grande interesse pelo mundo dos dinossauros. No segundo semestre de 2023, a professora iniciou com a turma um projeto de pesquisa sobre o tema. E o aluno gostou tanto dessa incursão ao mundo pré-histórico, que o interesse só aumentou. Para engajar Samuel, a professora adaptou atividades incluindo dinossauros. E deu muito certo essa estratégia, já que o menino, que tem Transtorno do Espectro Autista nível 1 de suporte, melhorou o desempenho escolar em todas as disciplinas, comemora a mãe de Samuel, Aline Fornasari. “A disciplina que ele mais gosta é
Ciências. Se você o coloca num laboratório, ele se destaca. Mas o fato de ele ter sido estimulado com os dinossauros contribuiu para o desenvolvimento em todas as matérias, além de ter aumentado o seu amor pelos animais”, afirma.
De acordo com especialistas, o tema dinossauros ajuda a trabalhar noções de temporalidade. “As disciplinas de Ciências, História e questões referentes às formas e tamanhos, também explorando elementos do tempo histórico dos dinossauros, como vulcões e caverna, acabam por despertar a curiosidade, a observação e o raciocínio nas crianças”, destaca Simone Kleina Machado, coordenadora pedagó- gica do Colégio Positivo – Água Verde, em Curitiba. “Por serem animais que não fazem parte da nossa realidade, mas, sim, apenas do nosso imaginário, abordar o tema estimula a imaginação e a criatividade das crianças”, ressalta. “Como é um tema que desperta muito interesse nos alunos, eles definitivamente vão querer ver e estudar mais.
Pedagogicamente é um ótimo assunto para estimular a leitura e a prática da escrita. O tema pode ser abordado em livros literários, experiências, brinquedos e brincadeiras”, sugere a professora.
Esses dois casos destacam a importância do apoio da família e de como o estímulo à paixão pode moldar positivamente o desenvolvimento pedagógico de uma criança. “A família tem um papel importante na construção do conhe- cimento, participando na produção de materiais, mostras de trabalhos, pesquisas e experiências relacionadas ao tema, o que efetivamente aumen- ta a aprendizagem”, completa Simone.

O post Vai vendo! apareceu primeiro em Jornal Aqui.

Source link

VEJA MAIS

Gerson tranquiliza após derrota do Flamengo para Peñarol: “Não tem nada perdido”

Após a derrota do Flamengo para o Peñarol por 1 a 0 pelas quartas de…

Rui Costa rebate governadores sobre atraso em ações para evitar queimadas

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, rebateu, nesta quinta-feira (19), as críticas de governadores…

Menino de 2 anos baleado apresenta melhora e deixa o CTI

É considerado estável o quadro de saúde do menino, de 2 anos, ferido durante um…