“Vamos ter grandes novidades” – Jornal Aqui

Screenshot

Há praticamente 100 dias à frente de um novo mandato, que se iniciou em 1o de janeiro de 2025, o prefeito reeleito Antônio Francisco Neto não deixou por menos ao falar sobre o tema, com exclusividade, para o aQui: “Nesses primeiros 100 dias conseguimos garantias de que teremos um grande ano e um grande mandato. Podem ter certeza”, afirmou, garantindo, entre outras coisas, que em 2025 o governo vai começar a inaugurar grandes obras, como as de mobilidade urbana, o novo Hospital São João Batista, o Hospital Veterinário, e até as instalações do novo Cais do Conforto, obra que se arrasta há anos. “Vem muita coisa boa aí”, garantiu durante a entrevista.

Veja abaixo a íntegra da entrevista concedida por Neto, com exclusividade, ao aQui sobre os primeiros 100 dias do novo mandato, que vai até o dia 31 de dezembro de 2028

aQui: Como o senhor analisa seus primeiros 100 dias de um novo governo?

Antônio Francisco Neto: O início de um mandato, mesmo de continuidade, é sempre um período de organização. As cidades estão organizando as finanças, planejando as ações. Um trabalho que aparece pouco para a população, mas que se for bem feito garante o mandato. Muita burocracia, muitas reuniões, mas tudo necessário. Isso garante o pagamento dos servidores em dia, a finalização das obras em andamento, a conti- nuidade dos serviços. Nesses primeiros 100 dias conseguimos garantias de que teremos um grande ano e um grande mandato. Podem ter certeza.

aQui: O que mais o impressionou ao ser reeleito?

Neto: Ganhamos com uma margem histórica sobre os demais concorrentes. Foram quase 73% dos votos, o que nos garantiu a maioria dos eleitores em todos os bairros, todas as sessões e todas as urnas. Uma vitória uni- forme, nas duas margens da cidade. Com isso, o que me resta é trabalhar muito para retribuir isso tudo que o povo de Volta Redonda me proporciona. Meu amor e minha gratidão ao povo da nossa cidade são eternos.

aQui: Qual foi a decisão mais importante que tomou até agora?

Neto: Toda decisão que requer austeridade de contas, corte de gastos, é tão importante quanto desgastante. Como eu disse, apesar de ser um governo de sequência, temos fatores externos que temos de levar em conta. A arrecadação depende, por exemplo, do ICMS, FPM, ISS e outras coisas. Quando prevemos que algo vai cair, imediatamente temos de planejar que algo vai compensar. Nestes primeiros 100 dias, é onde estamos debruçados. Quer dizer que não estamos de olho em outras coisas? Não, estamos atentos a tudo. Mas o planejamento, neste momento, é fundamental.

aQui: Das promessas de campanha, quais já conseguiu realizar?

Neto: Melhoramos muito a Saúde, tanto a atenção primária quanto nossos hospitais e nossos serviços especializados. Claro que precisa de mais, mas todos estão vendo que mais está vindo. A expansão do Hospital São João Batista sai este ano, assim como o Hospital Veterinário, o Cais Conforto, a UPA e tantas outras coisas. A mobilidade urbana começa a ser entregue em julho. A Segurança Pública em nossa cidade se tornou referência no Brasil. A cidade voltou a crescer economicamente, com a expansão dos shoppings, novos empreendimentos. Neste mandato vamos ter grandes novidades em matéria de novos empreendimentos. Hoje, o cidadão já pode fazer duas viagens pagando apenas uma passagem, com o programa ‘Viaje Mais’. O pagamento dos servidores está em dia desde que chegamos. É nossa obrigação, mas antes da gente chegar não estava. Estamos avançando, trabalhando. Vem muita coisa boa aí.

aQui: Como está o relacionamento com os vereadores aliados? Eles, inclusive, como o aQui mostrou, têm reclamado do governo?

Neto: A relação é muito boa, extremamente respeitosa e os vereadores seguem nos ajudando muito. Somos muito gratos aos vereadores que pensam em Volta Redonda e ajudam o governo.

aQui: E com o senhor analisa a postura dos parlamentares de oposição?

Neto: Vivemos em uma democracia e todos têm o direito de fazer o que acham melhor.

aQui: O senhor já fez vários pedidos e propostas à direção da CSN envolvendo os imóveis do Escritório Central, Centro de Puericultura e o Recreio, e tem ficado ao lado da empresa em polêmicas como a do pó preto. Mas nada sai do papel. O que atrapalha tanto as negociações entre o Palácio 17 de Julho e a CSN?

Neto: Vamos tentando negociar, sem deixar de trabalhar por aqui. Tivemos avanços importantes. A CSN doou o terreno para a prefeitura fazer a nova ETA e somos gratos. Seguimos conversando sempre, cobrando sempre o melhor para nossa cidade. E posso dizer que se depender do nosso governo teremos novidades em relação aos terrenos e imóveis da CSN.

aQui: Quais são seus próximos passos?

Neto: Inaugurar as obras, ampliar nossos serviços, seguir pagando em dia e ainda valorizar cada vez mais nossos servidores. A Saúde de Volta Redonda, que já melhorou muito, vai ser a melhor do país. Queremos fazer de Volta Redonda uma referência nacional em Saúde, Segurança, Social, Esporte, Empregos.

aQui: 2026 tá logo aí. Quem o senhor deve apoiar como candidato à Alerj e à Câmara? E ao governo do Estado?

Neto: O deputado Munir é meu nome para a Alerj e o deputado federal Doutor Luizinho é o nome para a Câmara dos Deputados. Isso é questão de gratidão.

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia