Preocupado com aumento de casos de bronquiolite nos hospitais de Volta Redonda, o vereador Betinho Albertassi solicitou a Secretaria Municipal de Saúde a realização de uma campanha de prevenção e conscientização, além de reforço no atendimento pediátrico nos hospitais do município.
A doença é causada pela inflamação provocada por um vírus – que acomete na maioria dos casos bebês e crianças de até dois anos – e o aumento dos índices fez que, como medida preventiva, a secretaria ampliasse a capacidade de leitos no Hospital Zilda Arns, passando de 20 para 30 leitos de UTI pediátrica, podendo chegar a 40, se continuarem subindo os casos de bronquiolite.
Betinho Albertassi salientou que as baixas temperaturas geram aumento nos casos de problemas respiratórios, sobretudo em crianças. Por isso é necessário o reforço no atendimento pediátrico com a contratação de novos profissionais. “É de grande importância a conscientização, pois não existe remédio para a bronquiolite. É possível realizar apenas tratamentos sintomáticos. Em casos mais leves, em que não há desconforto respiratório (tosse com chiado ou falta de ar), pode-se cuidar da criança em casa, controlando a febre e mantendo-a sempre hidratada e alimentada”, disse Betinho.
A secretaria de Saúde deverá realizar uma campanha de prevenção e conscientização sobre a bronquiolite, com informativos a serem publicados na imprensa e nas redes sociais da prefeitura.