PIRAÍ
Piraí pode ter um Programa de Educação em Diabetes nas Escolas da rede pública. Esse é o teor de um projeto de lei de autoria do vereador Julio Cezar (PL). O projeto foi aprovado por unanimidade na noite de segunda-feira, 12. O objetivo seria a prevenção, diagnóstico precoce e o acompanhamento adequado de alunos com diabetes tipo 1, além de ações educativas e de conscientização na comunidade escolar.
Se houver a sanção do projeto, que já foi analisado em duas discussões, Piraí seria a segunda cidade do Estado a implantar esse tipo de política de saúde e educação integrada.
O vereador lembrou que diabetes é uma doença silenciosa e, muitas vezes, diagnosticada tardiamente. “Com esse projeto, queremos garantir que nossas crianças e adolescentes tenham acesso à informação, ao diagnóstico precoce e ao acompanhamento necessário dentro do ambiente escolar. Agora, esperamos com confiança que o prefeito sancione a lei e permita que Piraí avance mais uma vez na saúde preventiva”, afirmou o vereador Julio Cezar, que convidou a médica endocrinopediatra Dra. Flávia Jasmin, nascida em Piraí e especialista no assunto, para falar aos vereadores sobre o projeto de lei. A médica é responsável pelo acompanhamento de várias crianças com diabetes no município.
Segundo o projeto de lei, será necessário o envolvimento e profissionais como nutricionistas, endocrinopediatras, enfermeiros e educadores em diabetes para atuarem diretamente nas escolas. Também determina a criação de um plano de ação individual para cada aluno diagnosticado, a capacitação de professores e funcionários, a adaptação da merenda escolar quando necessário e a garantia de que os estudantes com diabetes possam portar insumos e dispositivos para controle glicêmico.
A proposta prevê ainda a aplicação de um questionário padrão no momento da matrícula, com o intuito de identificar sinais de risco em crianças, adolescentes e adultos da rede pública de ensino, garantindo o encaminhamento à rede de saúde municipal.
Você pode estar interessado em