Por Mateus Gusmão
O prefeito Neto cumpriu a promessa de intervir em duas linhas municipais operadas pela Viação Pinheiral: a 415 (Belo Horizonte-Ponte Alta) e a 450 (Nova Esperança-Circular), que daqui a 10 dias serão operadas, em caráter emergencial pelo período de dois meses, pela Viação Elite. Tem mais. A Pinheiral pode perder novas linhas na cidade do aço. É que uma vistoria geral nos ônibus da empresa está sendo realizada pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana.
A Ordem de Serviço (064/2024), à qual o aQui teve acesso, detalha como está sendo feita a vistoria completa na frota da empresa, com previsão de conclusão para a próxima segunda, 11. Detalhe: os agentes da STMU exigem que os veículos circulem por 1 km para avaliar, entre outras, se há condições dos ônibus circularem pelas ruas e avenidas do município. A base da vistoria seria um relatório de reclamações de usuários no mês de setembro. Segundo levantamento feito pela fiscalização da prefeitura, a Pinheiral, nos últimos 15 dias, estava operando, em média, com cinco veículos a menos da frota necessária (28) para cumprimento dos horários previstos, inclusive com comprovação da redução sistemática de frota através de relatório elaborado com base no sistema de GPS dos veículos. O relatório também aponta o registro das seguidas reclamações acerca do estado de conservação dos veículos e da interrupção de viagens por falha mecânica. De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, o objetivo da intervenção do Poder Público é permitir a recuperação da frota da Pinheiral – são 28 veículos necessários para a operação e mais 3 reservas para garantir a continuidade dos serviços. “A Pinheiral está tendo a oportunidade de reforçar as demais linhas em que opera. Esperamos sinceramente que isso aconteça e a população sinta a melhora”, opinou Neto. Se mesmo perdendo duas linhas a empresa não melhorar o serviço, novas medidas – como a substituição de mais linhas – poderão ser decretadas.
“Após o prazo de intervenção (60 dias), caso a Viação Pinheiral não cumpra a determinação de recuperar a frota, outras providências serão adotadas”, ameaçou o impopular secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Paulo Barenco, ressaltando que a prefeitura estaria consultando as demais empresas de ônibus para verificar qual delas teria disponibilidade imediata de veículos e mão de obra para viabilizar a substituição das novas linhas imediatamente.
Além da intervenção nas duas linhas iniciais, o prefeito Neto anunciou que investimentos estariam sendo realizados para melhorar o transporte público em Volta Redonda. O mais recente foi a aquisição, por parte da Viação Elite, de cinco novos veículos 0 km, com ar-condicionado, que devem ser incorporados à frota na próxima semana. “É o que estamos precisando para a população ter um transporte digno”, destacou Neto