• Home
  • Destaque
  • Victor Irajá: Lula precisa entender que o Brasil mudou desde seu último mandato

Victor Irajá: Lula precisa entender que o Brasil mudou desde seu último mandato

O analista da CNN Victor Irajá comentou, durante o CNN Arena (segunda a sexta, 18h), desta terça-feira (2), as recentes declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre empresas privatizadas e críticas ao Banco Central (BC).

De acordo com Irajá, Lula parece não entender que algumas coisas mudaram desde que ele chefiou o país pela última vez — ele foi presidente de 2003 a 2010 antes de retornar em 2023.

Críticas de Lula a empresas e instituições

Apenas na última semana, o presidente criticou, em mais de uma ocasião, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, e a Vale, alegando demora no pagamento de indenizações aos moradores de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais.

Além disso, Lula já havia disparado críticas contra a Eletrobrás, privatizada durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), e lamentou a privatização da companhia durante a posse de Magda Chambriard como presidente da Petrobras.

Perda de influência sobre empresas e autarquias

Segundo Irajá, desde que voltou à presidência, Lula parece não assimilar que não tem mais a mesma influência em empresas e autarquias que em outros momentos, quando “mandava e desmandava”.

Mesmo empresas privatizadas anteriormente, como a Vale, desenvolveram sistemas de governança e profissionalizaram a escolha de CEOs, diminuindo a ingerência dos governos.

Hoje, o poder público mantém certa influência na Vale apenas por meio da Previ, fundo de previdência de funcionários do Banco do Brasil, que detém 8,7% de participação na mineradora. Foi por meio dessas cadeiras destinadas à Previ que Lula procurou chancelar nomes como Guido Mantega e Paulo Caffarelli à presidência da Vale.

Expectativas para o Banco Central

Em dezembro, Lula terá a prerrogativa de indicar um sucessor no mandato de Roberto Campos Neto à frente do BC. A expectativa é de que o presidente indique alguém com responsabilidade em relação à política monetária do país, sendo Gabriel Galípolo, atual diretor de política monetária do BC e ex-secretário executivo do Ministério da Fazenda, o nome melhor posicionado.

Para Irajá, Lula precisa entender que o BC é hoje uma autarquia completamente independente e que críticas a essa instituição e a empresas privatizadas só afugentam investimentos e impactam os mais pobres, que o presidente diz defender. “O presidente precisa entender que o Brasil mudou desde que ele foi presidente e ainda bem”, concluiu o analista.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais

(Publicado por Raphael Bueno, da CNN Brasil)

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Santos vence após vacilo do Botafogo-SP e cola na liderança da Série B

O Santos venceu o Botafogo-SP, por 1 a 0, em partida válida pela 27ª rodada…

Motoboy é torturado por criminosos após fazer entrega

Um motoboy foi capturado por criminosos enquanto passava pela Rua Barão de Melgaço, em Cordovil, na…

Motorista fica ferido após carro tombar no Centro de Barra Mansa

Destaque 1 Motorista fica ferido após carro tombar no Centro de Barra Mansa Um motorista…