Volta Redonda: com sequência de feriados, Hospital São João Batista atende a 22 pacientes em novo mutirão de cirurgias

Procedimentos foram realizados entre sábado (19) e quarta-feira (23) na unidade hospitalar, envolvendo profissionais de ortopedia e urologia

O Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, realizou mais 22 procedimentos em um novo mutirão de cirurgias, que teve início no último sábado (19), após o feriado da Sexta-feira Santa (18), e prosseguiu até a última quarta-feira (23), aproveitando as comemorações pelo Dia de Tiradentes (segunda, 21) e o Dia de São Jorge, feriado estadual celebrado em 23 de abril. No total, foram 18 intervenções ortopédicas, além de outras quatro de urologia.

No sábado (19), o ortopedista Flávio Reis, que também é diretor-médico do HSJB, realizou quatro cirurgias ortopédicas em pacientes entre 45 e 75 anos: videoartroscopias de joelho esquerdo (duas), artroplastia de quadril esquerdo e artroplastia de joelho direito. Ele realizou, ainda, mais três intervenções na última segunda-feira (21), em pacientes com idades entre 59 e 75 anos, que incluíram artroplastia de joelho esquerdo, osteossíntese de fratura de fêmur direito e artroplastia de quadril esquerdo, com retirada de DHS (parafuso dinâmico do quadril).

Terça e quarta-feira

Na terça-feira (22), foram realizadas dez cirurgias, sendo seis de ortopedia com o médico Vinicius. Os pacientes, com idades entre 26 e 66 anos, passaram por procedimentos como osteossíntese de fratura de calcâneo direito; osteossíntese de fratura de falange em um dos dedos do pé direito; e retirada de material de síntese do tornozelo direito, do pé direito e do tornozelo esquerdo (duas).

No mesmo dia, os médicos Anderson e Ticiane realizaram quatro cirurgias urológicas, em pacientes entre 55 e 79 anos. Três delas foram de ressecção transuretral da próstata, procedimento utilizado para tratar a hiperplasia prostática benigna (HPB), condição caracterizada pelo aumento do volume da próstata que pode comprimir a uretra e causar sintomas como dificuldade para urinar, jato urinário fraco, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga e aumento da frequência urinária, especialmente à noite.

Eles também realizaram uma prostatectomia a céu aberto, realizada para tratar problemas significativos da próstata, principalmente a hiperplasia prostática benigna em casos de próstatas muito volumosas ou quando há outras complicações, como cálculos na bexiga ou divertículo.

As últimas cirurgias do mutirão, num total de cinco, foram realizadas na quarta-feira pelo médico Paulo Henrique, em pacientes com idades entre 27 e 71 anos. Os procedimentos incluíram osteossínteses de fratura de tíbia esquerda e direita, osteossíntese de fratura de platô tibial esquerdo, osteossíntese de fratura do rádio distal esquerdo e osteossíntese de fratura de úmero direito.

Os mutirões

Os mutirões de cirurgias do Hospital São João Batista têm sido um importante instrumento para expandir o acesso da comunidade a procedimentos médicos. Graças a essa iniciativa, o HSJB tem conseguido aumentar o número de atendimentos, beneficiando tanto pacientes que aguardavam por cirurgias eletivas quanto aqueles que necessitam de intervenções urgentes.

Como centro de referência em pronto atendimento, o HSJB, por meio dessa estratégia operacional, tem assegurado mais rapidez e qualidade no atendimento, consolidando o papel do hospital como uma instituição fundamental para a saúde dos cidadãos de Volta Redonda.

O prefeito Antonio Francisco Neto expressou seu reconhecimento à dedicação dos profissionais envolvidos no expressivo número de cirurgias realizadas no último mutirão.

“Agradecemos imensamente à nossa equipe, que se dedica nos fins de semana e feriados para cuidar da nossa população. Com esse esforço, temos alcançado recordes sucessivos no número de cirurgias a cada mês”, afirmou o prefeito.

Foto de divulgação – Secom/PMVR

Pin It

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia