• Home
  • Região
  • Volta Redonda e Barra Mansa se mobilizam para ajudar vítimas das enchentes no Sul

Volta Redonda e Barra Mansa se mobilizam para ajudar vítimas das enchentes no Sul

A prefeitura de Volta Redonda está usando o Estádio Raulino de Oliveira para receber as doações dos volta-redondenses para ajudar os moradores do Rio Grande do Sul, que sofrem com os temporais que praticamente destruíram o estado. A exemplo de outras campanhas que já aconteceram no local, um ponto de arrecadação foi montado no estádio, e os interessados em doar devem comparecer, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, no Acesso Branco, que fica à Rua 545, no Jardim Paraíba.
No momento, a prioridade é para doação de água potável e produtos de limpeza e higiene, como fraldas e lenços umedecidos, além de roupas de cama e banho e rações para animais. Alimentos não perecíveis também podem ser doados, lembrando que a preferência é por produtos prontos ou que necessitem do menor preparo prévio possível, como leite em pó e enlatados.
Detalhe: Neto garante que a campanha não tem prazo para terminar. “Vamos arrecadar o maior número possível de materiais para ajudar as pessoas que estão sofrendo por conta das chuvas no Rio Grande do Sul. Convido todos os moradores de Volta Redonda a se unirem em solidariedade. A devastação causada pelas chuvas em diversas regiões deixou um rastro de desabrigados, prejuízos materiais e um clamor por ajuda”, afirmou o prefeito.
A campanha pretende envolver também os torcedores do Voltaço, que enfrenta o Botafogo- PB, amanhã, domingo, 12, às 19 horas, no Raulino de Oliveira, pela Série C do Campeonato Brasileiro.

Primeira viagem
Na quarta, 8, as primeiras doações para as vítimas das enchentes no Sul deixaram Volta Redonda em três carretas cedidas pela Fundação Sérgio Loureiro, através da Transportadora Excelsior, de maneira gratuita, incluindo uma grande quantidade de donativos enviada pelo rapper Orochi. “Mais uma vez nosso povo dando um grande exemplo de solidariedade. Agradecemos muito à Fundação Sérgio Loureiro, que, através da Transportadora Excelsior, está levando tudo sem custos para quem mais precisa. Detalhe à ajuda que foi dada pelo rapper Orochi, que sozinho doou muita coisa. Vamos todos participar”, agradeceu Neto.
Na quarta, o prefeito recebeu o diretor da Fundação Sérgio Loureiro, o jovem Serginho Loureiro, que garantiu o transporte em segurança das doações para o Rio Grande do Sul. “Quero agradecer a ajuda que a população de Volta Redonda está dando ao Rio Grande do Sul. Neste momento, precisamos de muitas doações, mais ajuda, e estou aqui para garantir que todas as doações vão ser levadas em segurança – e o mais rápido possível – para que cheguem até quem mais precisa”, afirmou Serginho.
Entre as doações já feitas, destaque para os cinco mil copos de água enviados pelo Saae-VR. Outra grande doação foi de medicamentos, entre caixas de antialérgico, anti- hipertensivo e anti- inflamatório, deixados pela médica Flávia Alves.

SOS Rio Grande do Sul
A prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Assistência
Social e Direitos Humanos, também está arrecadando doações para os moradores afetados pelas chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, além de contribuir para a reconstrução da infraestrutura dos municípios do estado. De acordo com Fanuel Fernando, o ponto de coleta é a sede da pasta, à Rua Oscar da Silva Marins, 252, no Centro, de segunda a sexta, das 8 às 16h30min.
Fanuel lembra que a prioridade é a arrecadação de itens de limpeza, alimentos, bebidas e medicamentos, além de descartáveis como fraldas infantis e geriátricas, absorventes e produtos de higiene pessoal. “Barra Mansa não poderia deixar de participar, tendo em vista a necessidade de ser solidário neste momento. É um momento de união, amparo, proteção, acolhimento e solidariedade.”, afirmou.
O vereador Luiz Furlani, engajado na causa, destacou a importância do acolhimento neste momento delicado. “Diante da situação de calamidade pública enfrentada pelos gaúchos, é de suma importância a voluntariedade da população para ajudar o próximo. Todos os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e das fatalidades no Sul”, frisou.
Tem mais. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil está à disposição para atender as pessoas que desejam ajudar a população do Rio Grande do Sul, porém, não conseguem entregar os donativos na sede da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, no Centro. Para entrar em contato com a Compdec, a pessoa deve ligar para o 199 ou para o WhatsApp: (24) 98121-3427.

PIX
Além do ponto de coleta, a população pode doar por meio do PIX. Uma chave foi estabelecida para que empresas e pessoas físicas possam repassar qualquer valor de forma segura, em um canal oficial. A chave é a seguinte: CNPJ: 92.958.800/0001- 38 – Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul ou Banco do Estado do Rio Grande do Sul (as duas opções podem aparecer).

Universitários da FOA também participam da campanha
A direção da Fundação Oswaldo Aranha se reuniu com os representantes das Atléticas, dos Diretórios Acadêmicos e das Ligas Acadêmicas do Centro Universitário de Volta Redonda para desenvolver uma campanha em favor das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. As doações devem ser entregues nas secretarias dos cursos no campus Olézio Galotti, em Três Poços.
As pessoas que desejam contribuir podem doar os seguintes itens:
Alimentos não perecíveis: Esses alimentos são essenciais para garantir que as famílias afetadas tenham o necessário para se alimentar durante esse período difícil.
Água mineral: A água potável é fundamental para a saúde e bem-estar das vítimas.
Produtos de higiene e limpeza: Itens como sabonete, escova de dentes, papel higiênico e produtos de limpeza são essenciais para manter a higiene pessoal e a limpeza dos abrigos.
Roupas de cama e banho: Cobertores, lençóis e toalhas são necessários para garantir o conforto das pessoas desalojadas. Além disso, as roupas devem estar em bom estado e limpas. Ração para animais: Os animais também precisam de cuidados e alimentação adequada.

Doações em Dinheiro
Para aqueles que não podem doar itens físicos, existem instituições confiáveis que aceitam doações em dinheiro via Pix:

VEJA MAIS

Motorista fica ferido após carro tombar no Centro de BM – Informa Cidade

Um carro tombou e o acidente deixou o condutor ferido, na manhã desta quinta-feira (19),…

Corinthians: Carrillo revela conversa com Guerrero e chama auxiliar de “irmão“

Apresentado de forma oficial pelo Corinthians nesta quinta-feira (19), o peruano André Carrillo revelou que…

Homem é preso em moto com placa adulterada em Resende – Informa Cidade

Policiais civis prenderam na tarde de hoje, no Centro de Resende, um homem 50 anos,…