Volta redonda: parceria entre o Grupo AAPVR e a Prefeitura oferta 5 mil atendimentos oftalmológicos gratuitos

Pacientes acima de 60 anos são atendidos por meio do Projeto “Melhor Visão para a Melhor Idade” com o apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Volta Redonda e Ministério da Saúde, através do FNS (Fundo Nacional de Saúde).

 

Quase cinco mil atendimentos já foram realizados pelo programa que beneficia pessoas idosas, priorizando aquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O projeto acontece através de uma sólida parceria entre a Prefeitura Municipal de Volta Redonda, Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (GRUPO AAP-VR) e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Volta Redonda CMDDPI/VR. O projeto tem apoio e patrocínio do Banco Daycoval, CSN e Oliveira Trust.

 

Os pacientes são encaminhados pela rede municipal de saúde ou procuram a AAPVR espontaneamente. ” Os idosos em situação de vulnerabilidade social são acolhidos de forma direta e imediata.Neste caso, o atendimento é às terças-feiras, a partir das 14h, no setor de assistência social da AAP-VR onde é realizada uma triagem”, esclarece o Diretor de Assistência Social da AAPVR Messias.

A Associação tem uma grande parceria com o município através da Secretaria Municipal de Saúde . ” Através de um sistema informatizado é feito o agendamento. O idoso só precisa vir aqui nos dias de atendimento exclusivo aos pacientes da rede pública (terça e sexta-feira, pela manhã) para fazer o cadastro e ser atendida”, diz Eduardo Vaz.

O “Melhor Visão para a Melhor Idade” começou em 2024 e seguirá até dezembro deste ano. Pretendemos captar recursos para continuidade do programa em 2026 devido a sua importância pública e social, esclarece o Presidente do Grupo AAPVR Geraldo Vida que acompanhou o início do Projeto no Conselho do Idoso e faz questão de “olhar de perto” a evolução do Projeto.

Oferecemos consultas oftalmológicas; campimetria computadorizada – que avalia a extensão e sensibilidade do campo de visão –; sonografia diagnóstica – método de imagem em tempo real – e ceratoscopia computadorizada monocular, que mapeia e analisa a curvatura da superfície anterior da córnea”, explica Ana Rosa,Diretora de Saúde. O programa representa um passo significativo em direção ao atendimento tecnológico humanizado para a pessoa idosa do Município de Volta Redonda.

O prefeito Antonio Francisco Neto agradeceu à associação por mais uma iniciativa em parceria com o governo municipal. “Associação dos Aposentados e Pensionistas é uma grande parceira da prefeitura. Toda a Direção está de parabéns por esse projeto.”, afirmou

Quem pode e onde participar:

O atendimento é totalmente gratuito para pessoas idosas que devem procurar a SMS ou a AAPVR.

Foto de divulgação – Secom/PMVR.

Pin It

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia