Programas visam garantir a qualidade de vida desse público, combater a violência e capacitar a população para reconhecer situações de violência e buscar ajuda
A Patrulha de Proteção ao Idoso de Volta Redonda, iniciativa pioneira no país e criada em junho de 2022 pelo secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), serviu de inspiração para a criação de dois projetos do Governo do Estado. O Disque Idoso 165 e a Patrulha 60+ foram lançados na quarta-feira, dia 23, pela Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável do Rio.
Assim como a Patrulha do Idoso de Volta Redonda, os programas visam garantir a qualidade de vida dos idosos, combater a violência e capacitar a população para reconhecer situações de violência e buscar ajuda. Os serviços criados pelo Estado serão desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Estado de Polícia Militar (SEPM), terão atendimentos 24 horas por dia e visam garantir um maior apoio à terceira idade. A indicação para implantação dos serviços partiu do deputado estadual Munir Neto e teve como base o projeto desenvolvido pela Secretaria de Ordem Pública de Volta Redonda (Semop).
“Ficamos felizes em saber que o nosso projeto serviu de inspiração para um trabalho que assegura a dignidade e o bem-estar de idosos de todo o estado do Rio. Entendemos que segurança é sinônimo de qualidade de vida e trabalhamos diariamente para que os idosos de Volta Redonda se sintam cada vez mais seguros. Antes da criação da patrulha em nossa cidade, havia uma lacuna. Muitos idosos sofriam violência e tentavam fugir desse problema. Hoje eles sabem que tem um serviço que podem contar, pois não abrimos mão de fortalecermos os direitos deles todos os dias”, disse Coronel Henrique.
Disque Idoso 165 e Patrulha 60+
O Disque Idoso 165 é um canal exclusivo para a população idosa e suas redes de apoio, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana. Através do número de telefone ou do aplicativo, idosos poderão solicitar assistência em casos de violência, saúde, transporte, apoio jurídico e outros serviços. A equipe de atendentes será composta por profissionais treinados, que acompanharão cada caso de forma personalizada.
Já a Patrulha 60+ é a primeira unidade da Polícia Militar especializada no atendimento a idosos em situação de violência. Inicialmente, o projeto será implantado nas áreas de Copacabana, Leme e Niterói, regiões com grande concentração de idosos. A patrulha contará com 20 policiais treinados e viaturas identificadas, que farão visitas e oferecerão atendimento a idosos com medidas protetivas ou que acionarem o serviço 190 da PM.
Volta Redonda é a 10ª cidade com mais idosos no Brasil
Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que Volta Redonda é a 10ª no ranking das cidades com mais idosos no Brasil, considerando apenas os municípios com mais de 100 mil habitantes. Dos 261.563 moradores, 14,47% são idosos, mais de 37 mil pessoas. Já o Rio de Janeiro é o segundo estado com maior percentual de população idosa no Brasil; 13,1% das pessoas têm 65 anos ou mais.