Sejuv conheceu a história de um adolescente que sonha em trabalhar no setor econômico durante evento no Cras do bairro Caieiras
Criada neste ano, a Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv) de Volta Redonda tem investido em iniciativas voltadas à educação financeira para jovens e adolescentes, buscando prepará-los para um futuro mais estruturado. Com esse objetivo, o secretário Munir Francisco Filho e sua equipe têm discutido projetos futuros que possam beneficiar a juventude da cidade, com o auxílio de especialistas na área.
Uma das ações realizadas são as dinâmicas com os grupos de juventude dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social), em que os participantes são incentivados a sonhar, traçar metas e planejar suas carreiras. Foi durante uma dessas atividades, no Cras do bairro Caieiras, que a equipe conheceu a história do adolescente Rafael, que revelou, em uma carta, o sonho de seguir a profissão de economista.
Ao tomar conhecimento da carta de Rafael, o secretário Munir fez a ponte entre ele e o economista Gilvan Bueno, comentarista da CNN Brasil, que batalhou muito para alcançar seu próprio sonho. Gilvan começou sua trajetória profissional de forma humilde, trabalhando como vendedor de picolé, auxiliar de pedreiro e garçom antes de conquistar seu espaço no mercado financeiro. Hoje, ele é considerado um dos principais especialistas do país, ajudando milhares de pessoas a entenderem melhor o mundo da economia e dos investimentos.
Ao se encontrar com o secretário Munir, Gilvan prontamente se disponibilizou a apoiar o jovem em sua jornada, como pode ser conferido em um vídeo postado pela Sejuv no Instagram da secretaria (@sejuv_vr), que Rafael e sua família assistiram na sede da Secretaria na última terça-feira (1º).
“Existem alguns cursos de capacitação para você trabalhar no mercado financeiro, e estou te dando um de presente. Quero te ajudar nesse seu propósito de virar economista, entender o mercado financeiro. Conte comigo”, disse Gilvan em um trecho do vídeo.
Incentivo
Munir Francisco Filho destaca que essa iniciativa reforça o compromisso da Secretaria da Juventude em criar oportunidades reais para os jovens de Volta Redonda, aproximando-os de seus sonhos e incentivando seu crescimento pessoal e profissional.
“Nosso papel na Secretaria da Juventude é criar pontes e oferecer oportunidades para que os jovens possam sonhar e construir um futuro promissor. A educação financeira é um tema fundamental, e queremos que mais jovens tenham acesso a esse conhecimento para planejar suas vidas com mais segurança. A história do Rafael é um exemplo inspirador disso. Quando conhecemos seu sonho de se tornar economista, buscamos conectá-lo com alguém que pudesse ajudá-lo nesse caminho. Essa é a nossa missão: apoiar, incentivar e abrir portas para a juventude de Volta Redonda”, afirmou.
Foto de divulgação – Secom/PMVR.