Volta Redonda: ‘Tenda de Proximidade’ completa um ano de atividades com mais de 13 mil aliados

Ação criada pelo secretário de Ordem Pública, Coronel Henrique, tem como proposta estimular a participação popular e fortalecer ainda mais a segurança pública da cidade

A “Tenda de Proximidade”, projeto da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) de Volta Redonda, completa um ano de atividades nesta terça-feira (25), com a participação de mais de 13 mil pessoas neste período. A ação criada pelo secretário, Coronel Henrique, tem como proposta fortalecer ainda mais a segurança pública em Volta Redonda, cadastrando moradores em grupos de WhatsApp administrados pela Semop – os chamados “Aliados da Segurança Pública”.

Nos últimos 12 meses, a “Tenda de Proximidade” percorreu mais de 90 bairros de Volta Redonda, coletando dados de pessoas que têm interesse em se tornar um colaborador do trabalho das forças de segurança. A estratégia, segundo Coronel Henrique, é estimular a participação popular, gerando maior confiança e facilitando a atuação dos agentes de segurança no município.

“A participação da população tem sido fundamental na redução de práticas delituosas em nossa cidade. Denúncias em grupos de WhatsApp já levaram a prisões de suspeitos de roubos, furtos, lesão corporal grave e até um acusado de homicídio. É importante que o cidadão continue confiando na segurança pública e participando cada vez mais. Porque não conseguimos ter uma viatura em cada esquina, mas conseguimos ter um cidadão de bem demandando para as forças de segurança, encurtando a distância entre o problema e a solução”, disse o secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, frisando que a “Tenda de Proximidade” não substitui os canais de emergência, como o 190 da Polícia Militar e o 153 da Guarda Municipal; eles continuam ativos.

“É um projeto de segurança suplementar, interagindo com as associações de moradores, empresários e centros comerciais. Estamos ampliando os canais de comunicação com as forças de segurança, conhecendo a dinâmica de cada bairro e assim tornando Volta Redonda cada vez mais segura”, garantiu o secretário.

Coronel Henrique enfatizou que graças aos grupos e ao apoio popular é possível dar uma rápida resposta à sociedade. “A gente trabalha para que o crime não ocorra, mas caso ele aconteça, nós trabalhamos ainda mais para que não exista a certeza da impunidade”, afirmou.

Como participar e ser um aliado da Segurança Pública

Para se tornar um aliado da Segurança Pública de Volta Redonda, os interessados podem ir diretamente na sede da Semop, na Ilha São João, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Ou se cadastrar na “Tenda de Proximidade”, que percorre diariamente bairros e locais públicos da cidade. Os pontos onde o projeto está podem ser conferidos nos stories do Instagram da Ordem Pública (@ordempublica_vr).

Foto de divulgação/Semop.

Pin It

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia