• Home
  • Região
  • VR: Câmeras particulares serão incorporadas ao sistema de monitoramento

VR: Câmeras particulares serão incorporadas ao sistema de monitoramento


A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) vai integrar câmeras particulares ao sistema de monitoramento da Prefeitura de Volta Redonda, o projeto “Cidade Monitorada”. O objetivo é ampliar a capacidade de monitoramento feito pelo Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) e, consequentemente, aumentar a segurança do município. Nesta quarta-feira (22), uma reunião discutiu os últimos detalhes para o início da medida, que terá início no bairro Laranjal.

O secretário municipal de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, explicou que a escolha pelo Laranjal se dá pelo fato de o bairro já possuir um projeto coletivo de monitoramento organizado.

“Trata-se de um projeto-piloto que será iniciado no Laranjal por ser um bairro onde já existe um projeto coletivo de monitoramento e com uma estrutura organizada. Em breve, divulgaremos mais detalhes para que outras pessoas que se interessem em serem aliados da Secretaria Municipal de Ordem Pública possam se somar ao projeto. O objetivo é combater e prevenir situações delituosas, além, é claro, de auxiliar as autoridades competentes nas investigações e soluções de crimes”, destacou Luiz Henrique.

O presidente da associação de moradores do Laranjal, André Barroso, contou que o projeto coletivo de monitoramento no bairro surgiu em 2021, com a proposta de melhorar a segurança dos moradores. Desde então, segundo ele, situações como acidentes de trânsito, furtos e até invasões de imóveis foram flagrados pelos equipamentos. Barroso acredita que agora, com o envolvimento da Secretaria Municipal de Ordem Pública, o bairro ficará ainda mais seguro.

“Agora nós nos sentiremos ainda mais seguros. Porque os moradores entendem que o que temos é um sistema privado, mas, como a Ordem Pública vai ter acesso às imagens, a nossa iniciativa lá de 2021 terá um outro olhar. Transmite um caráter mais profissional e de mais segurança, também para aquele que está pensando em fazer alguma coisa errada. Inibir, acho que essa é a grande intenção”, comentou o presidente da associação de moradores.

Participaram também da reunião o subsecretário da Semop, Amauri Pego; o coordenador do Ciosp, inspetor Gilson do Carmo; e um representante da 7LAN, empresa responsável pela manutenção do sistema de câmeras de Volta Redonda.

*Lei permite que população ceda imagens*

Volta Redonda conta com uma lei municipal de autoria do vereador Renan Cury, sancionada em 2022 pelo prefeito Antonio Francisco Neto, que prevê que o Poder Público pode receber, de forma gratuita, imagens de câmeras de segurança privadas que sejam direcionadas para vias públicas. As imagens devem atender a alguns critérios como: interesse público e viabilidade técnica que atendam às especificações da Semop, como equipamentos compatíveis com o sistema do Ciosp e capacidade de armazenamento das imagens por no mínimo 20 dias.

Fotos: Divulgação/Semop



Source link

VEJA MAIS

Iluminação de Natal será acesa no Santuário do Pai das Misericórdias

“Brilhou!” Este é o nome do momento que marca a inauguração da iluminação especial para…

Homem em situação de rua é detido com facão de açougueiro em Volta Redonda – Informa Cidade

Guardas municipais de Volta Redonda detiveram na noite de quinta-feira (21) um homem de 34…

Tande Vieira confirma emendas impositivas destinadas para a saúde dos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis

O deputado estadual Tande Vieira (PP) destinou R$1.618.593,00 em emendas à LOA 2025 para custeio…